ABERT promoverá Rádio: mercado em sintonia” em São Paulo

(06/09) Evento reunirá anunciantes, agências de publicidade e representantes de emissoras de rádio

O Dia do Rádio, comemorado em 25 de setembro, será lembrado pela ABERT no encontro “Rádio: mercado em sintonia”, que reunirá, em São Paulo (SP), anunciantes, agências de publicidade e representantes de emissoras de rádio de todo o país. As inscrições gratuitas já estão abertas no site www.abert.org.br/web/inscricao. O evento é limitado aos primeiros 350 inscritos.

A relevância do rádio como atividade econômica estará no foco do encontro, que apresentará indicadores, perspectivas e tendências do mercado para o rádio, além da força do meio na divulgação de peças publicitárias.

O encontro será no Teatro do Renaissance Hotel, das 14h às 18h, e conta com o apoio da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) e da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP).
Dia do Rádio

O Dia Nacional do Rádio é comemorado oficialmente em 25 de setembro, em homenagem ao nascimento de Edgar Roquette-Pinto, considerado o pai da radiodifusão no Brasil.
No Brasil, a primeira transmissão foi realizada no dia 7 de setembro de 1922, durante a inauguração da Exposição do Centenário da Independência. De acordo com Roquette-Pinto, a experiência não chamou atenção de muita gente.

“Creio que a causa principal foram os alto-falantes, instalados na exposição. Ouvindo discursos e músicas, reproduzidos no meio de um barulho infernal, era uma curiosidade, sem maiores consequências”, afirmou Roquette-Pinto.

Em 1923, o próprio Roquette-Pinto criou a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, primeira estação de rádio brasileira. A emissora foi doada ao governo em 1936 e transformada na Rádio MEC, atualmente comandada pela EBC.

Fonte: Assessoria de Imprensa ABERT