ACAERT recebe o Novo Secretário de Radiodifusão do MCTIC

(09/03) Moisés Queiroz veio ao Estado acompanhado dos gestores de radiodifusão comercial e TV Digital

 

ACAERT recebe o Novo Secretário de Radiodifusão do MCTIC

Clique na foto para ver o álbum

O novo secretário de Radiodifusão do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Moisés Queiroz, se reuniu nesta sexta-feira (09), em Florianópolis, com a Diretoria da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão – ACAERT. Ele veio ao Estado de Santa Catarina em visita oficial aos escritórios regionais da ANATEL e do ministério, e aproveitou a oportunidade para se apresentar formalmente aos radiodifusores catarinenses.  Também participaram do encontro o Diretor de Radiodifusão Comercial do MCTIC, Samir Nobre, e o Coordenador Geral TV Digital do MCTIC, William Zambelli.

Desburocratização

“Nosso objetivo é continuar essa luta árdua que é desburocratizar o setor de radiodifusão, que ainda é muito cartorial, para que os processos possam tramitar de maneira mais rápida. Estamos tomando medidas como a revisão das Normas Técnicas para acompanhar o desenvolvimento da tecnologia e isso vai facilitar o fluxo processual do ministério”, afirmou Queiroz.

TV Digital

Além da desburocratização, o ministério também tem como prioridade ampliar o sinal de TV Digital em todo o país. “O modelo de desligamento do sinal analógico de TV no Brasil está servindo de modelo para todo o mundo. Somos um case de sucesso na ampliação do Sinal Digital, destacou o coordenador Geral TV Digital do MCTIC, William Zambelli.

A Grande Florianópolis desligou o sinal analógico de TV no dia 28 de fevereiro, e até dezembro as cidades Jaraguá do Sul, Blumenau e Joinville devem passar pelo mesmo processo.  

Migração AM-FM

O desligamento do sinal analógico de TV abre espaço para a Migração AM-FM em faixa estendida. “Já demos início ao processo da banda estendida e a ANATEL está trabalhando conjuntamente para isso. Estamos também flexibilizando alguns estudos, como a redução de potência permitindo um acordo entre radiodifusores para migração na faixa convencional e começamos um projeto-piloto para utilização do segundo adjacente”, adiantou Queiroz.

 Rádios Comunitárias

O Diretor de Radiodifusão Comercial do MCTIC, Samir Nobre, reiterou a proibição das Rádio Comunitárias veicularem material comercial em suas programações. “É expressamente vedado pela legislação a irradiação de publicidade comercial e até mesmo a veiculação de propaganda institucional dos poderes públicos pela radiodifusão comunitária”, enfatizou.  

Reunião de Diretoria

A visita dos representantes do MCTCI fez parte da reunião de Diretoria da ACAERT, a primeira de 2018. Também estiveram na pauta outros assuntos de interesse da entidade, como os convênios ALESC e CELESC, a atuação da Central ACAERT de Rádio e da Rede de Notícias ACAERT.  

Presença

Participaram da reunião: o presidente da ACAERT, Marcello Corrêa Petrelli; o vice-presidente administrativo, Mário Neves; o vice-presidente de relação governo e mercado, Ranieri Moacir Bertoli; o vice-presidente de finanças, Fábio Lopes de Lima; o vice-presidente de normas e técnicas, Rubens Olbrisch; o vice-presidente de marketing, Carlos Amaral; o vice-presidente jurídico, Silvano Silva; o vice-presidente regional vale do Itajaí, Humberto Ohf de Andrade; a vice-presidente regional norte, Ana Paula Melo; o vice-presidente adjunto planalto norte, Rumildo Matos de Lima ; o vice-presidente regional planalto serrano, Rogério Pereira; o vice-presidente regional adjunto planalto norte, Celeste Basquerote, além dos presidente do SERT, Carlos Alberto Ross, a vice-presidente da ABERT, Marise Westphal Hartke, o ex-presidente da ACAERT, Evelásio Paulo Vieira; e os membros dos conselhos Darel D'Avila Dias, Gervásio José Maciel e Vanderlei Ricken. O encontro contou ainda com a presença de Emerson Gonçalves e de todo o corpo técnico e operacional da ACAERT, o diretor executivo, Leornardo Soares Amorim, a Diretora Comercial, Liza Rocha, o Diretor de Jornalismo, Guido Schvartzman, a coordenadora financeira, Mariana Rabelo, o assessor de imprensa, Marco Aurélio Gomes e a assessoria da diretoria, Thaís Balthazar, além do assessor jurídico, Fernando Rodrigues e do assessor técnico, Eng. Luis Reis.       

 

Fonte: ACAERT