Alesc congratula a ACAERT pela campanha de combate às fake news sobre o covid-19

(16/04) Proposição do deputado Luiz Fernando Vampiro (MDB) foi aprovada em plenário

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina - Alesc aprovou em sessão ordinária do dia 14 de abril o requerimento que congratula o presidente da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão - ACAERT, Silvano Silva, pelas as ações de comunicação, levando informações para a população e combatendo as fakenews, contribuindo assim para o combate ao coronavírus. A proposição foi do deputado Luiz Fernando Vampiro, líder do MDB.

“Em momentos difíceis como este que estamos vivendo, o papel da imprensa é ainda mais importante, na medida em que a população precisa estar bem informada e orientada, para evitar que notícias falsas agravem ainda mais o quadro delicado”, explicou o deputado.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a ACAERT desenvolve ação de combate às fake news da doença, orientando a população checando as notícias que circulam principalmente na internet, por meio das redes sociais. Cards foram criados e colocados à disposição das emissoras associadas de rádio e televisão, tendo como gancho a campanha da entidade lançada há dois anos com o tema “Não pague o pato, confie em que apura o fato”.

Foi criado, inclusive, um grupo de WhatsApp que dialoga sobre as notícias falsas, formado pela Secom do Governo do Estado, ACAERT e Associação Catarinense de Imprensa/ ACI. Cada informação é checada e depois o conteúdo orientativo passa a ser distribuído.

No dia 1º de abril, conhecido como o dia da mentira, uma outra ação destacou a relevância do rádio e da televisão no combate às fake news. Em ação conjunta, a entidade e as associadas veicularam um texto que ressalta o trabalho dos veículos de comunicação em checar as notícias. Além disso, a ACAERT preparou um card, que foi veiculado no site e nas redes sociais da entidade e das emissoras.

 

 

Campanha Fake News atualizado

Fonte: Assessoria de Imprensa ACAERT