Deputado protocola proposta na Câmara para federalização de crimes contra jornalistas

(09/02) A expectativa é que as autoridades defendam iniciativas para combater hostilidades e prossigam com a proposta.

O deputado federal Vicentinho (PT-SP) decidiu protocolar uma proposta na Câmara dos Deputados para evitar que continue arquivado o projeto de lei de federalização dos crimes contra jornalistas, de autoria do ex-deputado Protógenes Queiroz (PCdoB-SP), informou o portal O Jornalista.

O projeto foi arquivado após Protógenes não ter sido reeleito. A medida é automática quando os deputados deixam o legislativo federal. À época da apresentação da lei, ele destacou que "é dever do Estado dar um basta à violência contra os jornalistas e punir os responsáveis".

"Tendo em vista o arquivamento do projeto em razão de seu autor não retornar ao mandato nesta casa, reapresento a proposta, atendendo ao anseio da categoria profissional", reforçou Vicentino na Câmara.

A Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) defendeu que o aumento da violência contra jornalistas brasileiros preocupa a entidade. A expectativa é que as autoridades defendam iniciativas para combater hostilidades e prossigam com a proposta.

Fonte: Portal Imprensa