Divulgado panorama da audiência FM de Porto Alegre e região metropolitana.

(20/10) Emissoras jovens crescem em Porto Alegre.

Foi divulgado no início dessa semana mais um panorama da audiência FM de Porto Alegre e região metropolitana. O mercado da capital gaúcha não viu alterações significativas de posições em relação às últimas medições, porém rádios importantes apresentaram crescimentos na participação do total da audiência FM. Os dados foram obtidos através de cruzamentos de informações que foram enviadas às agências de comunicação e emissoras participantes, sendo uma pesquisa realizada pelo Instituto Ibope. Acompanhe o panorama parcial (05h-00h, todos os dias e locais, julho a setembro/2014):

A Eldorado FM 97.5 ampliou a sua participação no total da audiência FM da Grande Porto Alegre e viu a distância que a separa da líder diminuir ligeiramente. Com isso a Eldorado amplia a vantagem em relação às demais FMs participantes da medição e isola a Rede Pampa na ponta da tabela. O grupo é responsável pela 97.5 FM e também pela 104 FM 104.1, rádio que continua no topo do ranking nos principais períodos da pesquisa do Instituto Ibope, sem apresentar grandes oscilações em seu desempenho. A Cidade FM 92.1, emissora popular/eclética do Grupo RBS, também se destacou ao ampliar a sua participação no FM, permanecendo em quarto geral. A Rádio Gaúcha FM 93.7 segue isolada em terceiro.

O meio FM de Porto Alegre também observou avanços das rádios do segmento jovem/pop em relação aos números registrados por essas FMs na medição anterior. A Atlântida FM 94.3, emissora que desde 2012 tem aparecido na preferência de seu segmento e está em quinto geral no ranking, apresentou mais uma melhora em seu índice, ampliando assim a participação da rádio no FM gaúcho. A Mix FM 107.1, uma das novidades do mercado de Porto Alegre e que acabou de completar 1 ano no ar (setembro), também elevou a sua participação no total da audiência FM e permanece isolada na sétima posição geral nos principais períodos da pesquisa. Entre as duas no ranking está a líder no segmento adulto-contemporâneo, a Continental FM 98.3.

Porto Alegre e região também observou uma melhora no índice da Rádio Alegria FM 92.9, emissora popular sediada em Novo Hamburgo que ocupa a décima posição geral em períodos importantes da medição. Entre a Mix FM e a Alegria a capital gaúcha tem as rádios Itapema FM 102.3 e Antena 1 FM 89.3 posicionadas a frente, com destaque para o ganho de posição da 102.3 FM (rádio que passou a ocupar a oitava colocação em períodos importantes da pesquisa). Essas emissoras fecham o “top10” do ranking do FM gaúcho medido pelo Instituto Ibope.

As rádios jornalísticas da Rede Pampa também melhoraram os seus índices na comparação com a medição anterior. A Rádio Grenal FM 95.9 e a Rádio Pampa FM 96.7 apresentaram crescimento na participação do total da audiência FM de Porto Alegre e região metropolitana.

Sobre o panorama – O texto acima foi um panorama geral a partir do cruzamento de informações de rádios e agências, com base nos períodos 05h-00h (todos os dias e locais). É importante salientar a grande variação de cenários em cada período/filtro da medição, sendo um raio-x amplo do comportamento do meio (no geral, por média, por alcance e também por segmentos). Infelizmente o Instituto Ibope solicita a não publicação das posições e dos números de audiência das rádios, diferente das pesquisas de televisão.

Fonte: Tudo Rádio.com