Florianópolis e mais 6 cidades da região ganham prazo maior para a digitalização da tv

(30/01) Sinal analógico começa ser desligado nesta quarta-feira (31) e vai até o dia 28 de fevereiro

O grupo de implantação da TV digital (GIRED), coordenado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), durante reunião realizada nesta terça-feira (30/01) decidiu pelo desligamento do sinal analógico de televisão aberta na região de Curitiba (PR), às 23h59 desta quarta-feira (31/01).

Nas outras regiões, o desligamento será feito de forma escalonada, começando a partir de amanhã em Florianópolis (SC) e prosseguindo  até o 28/02; e também a partir de amanhã em Ribeirão Preto (SP) e Franca (SP) sendo concluído totalmente no dia 21/02. E em Porto Alegre e em mais 107 municípios do Rio Grande do Sul, o desligamento será de 31/01 a 14/03.

Pesquisas
O Ibope Inteligência realizou pesquisa em Curitiba (PR) entre os dias 15 e 26 de janeiro de 2018. A amostra contou com  2.086 entrevistas. Na cidade, 91% dos domicílios já contam com sinal digital.

Em Florianópolis (SC) a pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 27 de janeiro. Foram realizadas 2.044 entrevistas. Na cidade, 89 % dos domicílios já possuem sinal digital.

Em Porto Alegre (RS) a pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 28 de janeiro, com 2.632 entrevistas. Na cidade, 88% dos domicílios já utilizam o sinal digital.

Em Ribeirão Preto (SP), a pesquisa do Ibope Inteligência foi realizada entre os dias 16 e 26 de janeiro. A amostra totalizou 1.894 entrevistas. No município, 89% dos domicílios já contam com sinal digital.

Em Franca (SP), o Ibope realizou a pesquisa entre os dias 15 e 26 de janeiro. A amostra contou com totalizam 1.747 entrevistas. No município, 89% dos domicílios já utilizam sinal digital.

A digitalização da TV aberta permitirá que os telespectadores assistam aos programas com maior qualidade de som e imagem.

Com o desligamento do sinal analógico, haverá a liberação da faixa de 700 MHz, atualmente ocupada por canais de TV aberta em tecnologia analógica. Essa radiofrequência será utilizada para ampliar a disponibilidade do serviço de telefonia e internet de quarta geração (4G) no Brasil.

Os beneficiários de programas sociais do Governo Federal como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros têm direito a receber um kit gratuito (com antena e conversor e controle remoto).  É necessário acessar o site www.sejadigital.com.br/home e agendar a retirada do kit.

O telefone da Central de Atendimento é 147.

Fonte: Seja Digital