Gestão financeira durante a pandemia exige fluxo de caixa e responsabilidade social

(29/06) “Agora é hora de olhar o caixa da empresa com lupa", alerta planejadora financeira durante webinar transmitido pela ACAERT

 

Assista ao webinar na íntegra no link acima

A planejadora financeira Annalisa Blando Dal Zotto participou nesta segunda-feira (29) do WEBINAR ACAERT com o tema PLANEJAMENTO FINANCEIRO NA PANDEMIA PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS. A transmissão “ao vivo” foi mediada pelo vice-presidente de finanças da entidade, Fábio Lopes de Lima, e contou com a participação de mais de 60 pessoas.

O evento on-line trouxe uma descrição detalhada das principais medidas editadas pelo Governo Federal até agora para ajudar empresas durante a crise provocada pela COVID-19. Durante a apresentação, Annalisa destacou a importância do controle de gastos e preservação do fluxo de caixa: “agora é hora de olhar o caixa com lupa”, enfatizou. E fez também um alerta com sobre a responsabilidade social das empresas. “Precisamos olhar também para os nossos fornecedores e tentar preservar empregos, sendo muito transparentes. Neste momento todos temos responsabilidade na preservação do ecossistema social a empresarial que nos cerca”, enfatizou.

A apresentação detalhou medidas trabalhistas que podem ser adotadas por pequenas e médias empresas – com suspensão de contratos, redução de jornada de trabalho e salário e a flexibilização no recolhimento do FGTS, por exemplo. 

Outro tema que mereceu bastante atenção foram as linhas de crédito disponíveis, com destaque para o Pronampe e outra disponível para parte dos custos da folha de pagamento a taxas de juro muito acessíveis com (3,75% ao ano). “Essa modalidade de crédito está disponível em todos os bancos. Fique atento apenas para negociar o spread bancário com o seu gerente”, foi a dica da planejadora financeira. Questões tributárias e os erros financeiros mais comuns também foram debatidos pela especialista, a apresentação completa pode ser acessada AQUI.

SOBRE O FUTURO

Ao final do WEBINAR, Annalisa Blando Dal Zotto lembrou que pandemia aumentou a importância da área administrativa e financeira das empresas e essa deve ser uma boa lição para levar da crise. “Teremos uma retomada da economia e é importante aprender com esse novo normal agora para poder voltar a crescer quando tudo isso passar”, concluiu.

Fonte: ACAERT