Grupo SCC recebe homenagem pelos 80 anos de história

(30/10) Comunicador Manoel Corrêa, o Maneca, também foi homenageado pela Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados realizou na manhã desta quarta-feira (30) uma sessão em homenagem aos 80 anos do Sistema Catarinense de Comunicação, o Grupo SCC, que reúne o SBT em Santa Catarina, a Rádio Clube de Lages, a Rádio Gralha Azul, Massa FM de Lages entre outras empresas. O comunicador Manoel Corrêa, o Maneca, também foi homenageado.

A homenagem foi proposta pelo deputado federal Fábio Schiochet e foi prestigiada por diversos membros da bancada federal catarinense, tanto da Câmara quanto do Senado.  A sessão solene também foi prestigiada pelo presidente da ABERT, Paulo Tonet, da vice-presidente da ABERT, Marise Westphal Hartke.  O vice-presidente do Grupo SCC, Carlos Amaral, agradeceu a presença de todos e estendeu o reconhecimento aos colaboradores da empresa. “Gratidão pela indicação e por essa justa homenagem para as pessoas que são apaixonadas pelo que fazem”, destacou.

O presidente do Grupo SCC, Roberto Amaral, afirmou que é “um orgulho imenso representar aqui meu amigo Manoel Correa”, que não pôde estar presente, e destacou que o propósito do SCC, “um grupo familiar que nasceu para fazer comunicação e continua nessa missão até os dias atuais”.

Representando ACAERT, o vice-presidente Ranieri Bertoli, destacou a importância do Grupo SCC e do comunicador Manoel Corrêa. “Nada mais justo do que reconhecer hoje publicamente, no Congresso Nacional, este homem que é uma verdadeira lenda da comunicação. Justíssima também a homenagem ao Grupo SCC que é uma das grandes referências da Mídia Regional do Brasil e de Santa Catarina”, enfatizou.

História do Grupo 

Fundado em 1939 por Carlos Joffre do Amaral, a história do Grupo SCC começou com um sistema de comunicação que consistia em alto-falantes em postes transmitindo músicas, recados e notícias da região, do País e da Segunda Guerra Mundial, nascendo assim a "Voz da Cidade" o ano de 1947 é fundada a Rádio Clube de Lages, uma das pioneiras do Estado de Santa Catarina. Em 1976 assume a direção da rádio o Engenheiro em Telecomunicações Roberto Rogério do Amaral, filho do fundador, dando continuidade aos sonhos do pai.

No dia 13 de outubro de 1977, obtêm a concessão para explorar um canal de televisão, criando-se assim a Televisão Lages Ltda. sob o nome fantasia TV Planalto, que após 02 anos de preparativos projetos técnicos e instalação de equipamentos inicia suas transmissões com programas locais e completando a programação com filmes, alguns programas da TV Guaíba e o Programa Sílvio Santos adquiridos da TVS.

Através da parceria com a TVS, a TV planalto passou a partir de 1981 retransmitir a programação do SBT - Sistema Brasileiro de Televisão, tornando-se assim a primeira afiliada da rede. Em 1983 a TV Planalto aumenta sua área de cobertura para além do Planalto Serrano, incorporando a região Oeste do Estado em uma parceria com a TV Cultura de Chapecó e posteriormente com a TV O Estado de Florianópolis, cobrindo assim todo o Estado de Santa Catarina.

No início dos anos 90, com o objetivo de expandir a gama de atuação no ramo das comunicações, iniciam-se projetos para criação de uma empresa operadora de Serviço Móvel Especializado (SME ou trunking), sendo esta também pioneira no Brasil na utilização desta tecnologia. A empresa Direta Telecomunicações Ltda, atualmente com mais de 4.500 usuários em seu sistema, atua e integra com comunicação rápida e precisa toda Santa Catarina através do sistema trunking.

No ano de 2000 a TV Planalto optou por retransmitir a programação da Rede TV! de São Paulo, obtendo representação em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. A parceira durou sete anos. No ano de 2008 um novo acordo entre a geradora nacional do SBT e o SCC fez com que o grupo se afiliasse novamente para retransmitir no estado a programação do SBT, agora sob o nome de SBT Santa Catarina.

Atualmente o SCC conta com sedes em Florianópolis, Lages, Joinville, Blumenau, Criciúma, Itajaí e Chapecó. A emissora possui uma ampla cobertura digital no Estado, levando a sua programação em alta definição para mais de 4,5 milhões de catarinenses abrangendo mais de 65% do território catarinense.

Investindo no segmento de entretenimento infantil, o Sistema Catarinense de Comunicações apresentou, em fevereiro de 2015, a Turminha do Animazoo, uma produção 100% nacional que busca, além de entreter, incentivar as crianças a respeitarem as diferenças e preservarem a natureza. O Animazoo com isto busca crescer no mercado de entretenimento infantil, com foco para crianças de 0 até 6 anos, através de conteúdo musical, dinâmico e educativo, além de oferecer uma série de produtos licenciados, destinados ao público infantil.

Em 2015 a Rádio Clube de Lages torna-se a segunda emissora de rádio do país e a primeira da região Sul a realizar a migração do AM para o FM. Desta forma a Clube reafirmou sua liderança e seu pioneirismo na Serra catarinense.

Hoje o Grupo SCC é referência em comunicação, conectando pessoas ao mundo através da informação. Possui uma gama de serviços de multimídia e Telecom que comprovam a capacidade de inovação e acompanhamento das tendências mundiais.

Fonte: ACAERT