INPE lança serviço inédito de previsão de raios

(04/09) O sistema foi desenvolvido pelo INPE e estará disponível no próximo verão para uso dos veículos de comunicação de todo o país

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), lança hoje um serviço inédito de previsão de raios para o país. Com ele, será possível prever a incidência de raios com antecedência de 24 horas. O sistema foi desenvolvido pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do INPE e estará disponível no próximo verão para uso dos veículos de comunicação de todo o país, a exemplo do que já ocorre coma previsão do tempo.

As pesquisas científicas realizadas para criar o sistema tiveram início há 5 anos e utilizaram como base o modelo meteorológico "Weather Research and Forecasting - WRF" rodado em alta resolução, ferramentas estatísticas e dados de descargas atmosféricas dentro das nuvens e para o solo registrados pela Rede Brasileira de Detecção de Descargas Atmosféricas (BrasilDAT). Foram comparadas informações obtidas pelo modelo meteorológico WRF de vento, temperatura, umidade e concentração de gelo, em diferentes alturas na atmosfera, com dados da BrasilDAT, que é a terceira maior rede de detecção de raios do mundo e é operada pelo ELAT.    

O Brasil é o país com maior incidência de raios no mundo, com 50 milhões de descargas atmosféricas por ano. O verão é a estação do ano que registra o maior número de raios. “A região tropical é a mais quente do planeta e favorece a formação de tempestades e raios. O Brasil, por ser o maior país tropical do mundo, lidera o ranking”, explicou o coordenador do ELAT, Osmar Pinto Júnior.    

Confira a nova ferramenta aqui: http://www.inpe.br/webelat/homepage/

 

Fonte: Assessoria de Imprensa INPE