Jornalistas de emissoras associadas à ACAERT dão dicas contra Fake News

(25/10) São 10 dicas para não compartilhar notícias falsas, evitando de PAGAR O PATO nos grupos de whatsapp e nas outras redes sociais

 

Depois de lançar o vídeo oficial (veja AQUI) da campanha de combate às Fake News, as Notícias Falsas, a ACAERT convidou jornalistas de emissoras de rádio associadas à entidade para gravarem 10 dicas de como evitar compartilhar as Notícias Falsas (veja abaixo).

Os vídeos dão dicas básicas para identificar uma notícia falsa, além de reforçar o posicionamento institucional da entidade que destaca o Rádio e a TV como veículos de comunicação comprometidos com a verdade, ou seja, que têm responsabilidade por aquilo que publicam. 

A campanha também tem um mascote, o Fakelino, que está percorrendo as festas de Outubro (veja AQUI) e as redações de jornalismo (veja AQUI) das emissoras catarinenses destacando o papel dos veículos de comunicação essências como fontes confiáveis de informação.

Sobre a Campanha

Com o mote: Não Pague o Pato. Confie em quem apura o Fato. Rádio e Televisão, veículos essenciais, comprometidos com a verdade" A campanha faz uma comparação bem-humorada de quem "compartilha" notícias falsas com quem "paga o pato", ou seja, repassa informações sem checar a fonte ou se elas foram confirmadas por veículos de comunicação comprometidos com a informação que publicam, como o Rádio e TV.

Com as 10 dicas para evitar compartilhar notícias falsas, ninguém vai PAGAR O PATO nos grupos de whatsapp e nas redes sociais, basta checar a informação no Rádio e na TV, os veículos que têm compromisso com aquilo que publicam.

 

Fonte: ACAERT