SMART RÁDIO: Nova fase destaca convergência digital, programações musical e jornalística

(27/11) Daniel Starck apresenta os temas em palestras e em aulas à distância

O programa de capacitação SMART Rádio da ACAERT entra em nova etapa com a participação do jornalista do portal tudoradio.com, Daniel Starck, que fará palestras sobre convergência digital em Blumenau, Chapecó e Criciúma na próxima semana, nas sedes regionais do Sebrae/SC. (confira agenda).  Starck também grava em Florianópolis os módulos das aulas sobre programações musical e jornalística que serão disponibilizados aos participantes do programa por meio de cursos à distância.

A Assessoria de Imprensa da Acaert conversou com o palestrante sobre sua participação. Confira:

- Quais são suas expectativas para a capacitação?
Estou bastante animado. Há uma procura crescente por uma maior profissionalização do setor, atendendo uma demanda que é crescente conforme a tecnologia avança. Os desafios estão cada vez maiores e vejo que o rádio, assim como os profissionais desta área, tem uma oportunidade única para aproveitar essas mudanças. Basta lembrarmos que o rádio é o veículo que mais tem se adaptado a qualquer nova tecnologia que apareceu ao longo de sua trajetória. E hoje não é diferente. Mas é preciso investir em conteúdos relevantes, não só no formato de transmissão desse material.

- Fale um pouco do conteúdo que você vai ministrar.
São duas frentes. Nas aulas de ensino a distância eu abordo um assunto que parece bem básico na primeira impressão. E até uso essa palavra (básico). Falo de programação musical em vários formatos de rádio e também de programação jornalística, seja ela numa rádio musical ou 100% de jornalismo. E, a partir disso, as estratégias que são recomendadas para as rádios. Como eu disse: parece básico, mas programação é o coração do rádio. De nada adianta uma super estrutura, conectada, se o conteúdo entregue falha no básico. E, com uma maior concorrência de plataformas, a programação precisa ser cada vez mais acertava.

Já nas conversas em Blumenau, Chapecó e Criciúma, eu falo de temas que o rádio precisa considerar em sua atuação digital e também no offline, dando mais ênfase à adaptação do conteúdo de rádio nessas novas plataformas. Reforço a ideia que precisamos ser cada vez mais acertivos, devido a maior concorrência.

- Qual a sua opinião sobre ensino à distância?
Acho importante. O dia-a-dia é um grande impeditivo para os profissionais ampliarem seus conhecimentos e aprimorar suas práticas. E a internet está aí para auxiliar nesses casos. Se aproximar mais da rotina dos profissionais, sem a necessidade de descolamentos e dar a opção do profissional aproveitar esse conteúdo proposto da maneira como preferir.

Quais são as tendências do mercado para a Radiodifusão?
O digital é algo importante e cada vez mais próximo do rádio. Ele é a tendência. Acredito que não precisamos ficar presos à máxima de que “uma coisa substituí a outra”. Não é possível prever esse tipo de coisa, a chance de errar ao fazer isso é grande. Mas o digital já é um complemento importante para as atividades das emissoras, em alguns casos mais, outros menos. E, caso o jogo vire, é preciso que o rádio já esteja pronto. Precisamos lembrar que o digital já está na rotina da população. E isso gera muitas oportunidades para o rádio.

AGENDA:

PALESTRA:
Offline (essenciais) e online: o que o Rádio precisa considerar nesses dois ambientes.
Conteúdo: a necessidade de convergência digital como diferencial competitivo, conciliando os meios

DIA 03 DE DEZEMBRO - Blumenau
16h – 18 horas
Local: Sebrae/SC

DIA 04 DE DEZEMBRO – Chapecó
19h30 – 21:30
Local: Sebrae/SC

DIA 05 DE DEZEMBRO – Criciúma
19h30 – 21h30
Local: Sebrae/SC

PERFIL:
Daniel Starck  -
É empresário, jornalista e proprietário do tudoradio.com, veículo que atua há mais de 18 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes. Formado em Comunicação Social e Jornalismo pela PUC/PR, Ele também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como consultor nas áreas artística e digital.

Fonte: Assessoria de Imprensa ACAERT