V Simpósio Judiciário e Imprensa: magistrados e jornalistas debatem o processo eleitoral no Brasil

(03/06) Evento tem o apoio da ACAERT.

No próximo dia 10 de junho, a quinta edição do Simpósio Judiciário e Imprensa reunirá operadores do Direito e profissionais da Comunicação para debater as eleições 2014. O evento é organizado pela Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e Associação Catarinense de Imprensa (ACI)/Casa do Jornalista,  com o intuito de oferecer informações relevantes sobre o processo eleitoral, contribuindo para uma cobertura com equilíbrio, ética e transparência.

“Às vésperas de uma eleição nacional desta magnitude e importância, nada mais oportuno do que discutir as nuances do sistema eleitoral”, resume o Juiz Romano José Enzweiler, um dos palestrantes do evento. O magistrado acredita que essa interação é essencial para um aprendizado recíproco e sem barreiras.

Neste sentido, concorda com ele o comentarista político Moacir Pereira, quando afirma que o evento “constitui-se uma oportunidade de relacionamento entre os magistrados que coordenam o processo e os jornalistas que fazem a cobertura das eleições, possibilitando explicações de pontos críticos da lei eleitoral”.

A palestra de abertura será às 8h30, com o presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SC), Desembargador Sérgio Baasch Luz. Em seguida, serão realizados dois painéis, a partir dos quais os participantes terão a oportunidade de fazer as suas intervenções para tirar dúvidas e contribuir com os temas abordados.

“É de fundamental importância, este evento, considerando que o Judiciário e a Imprensa desempenham papel determinante na engrenagem eleitoral. Por isso, o debate serve para aperfeiçoar o processo como um todo, ainda mais que o Congresso e os últimos governos têm adiado de forma interminável a indispensável reforma política”, considerou o jornalista Cláudio Prisco Paraíso, que participará do evento.

O encontro, mais do que propiciar um debate de alto nível técnico sobre aspectos inerentes ao pleito eleitoral, representa um grande passo em direção ao aperfeiçoamento das instituições democráticas em favor da cidadania catarinense. Neste sentido, o simpósio conta com o apoio do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SC).

"A relevância do evento demonstra-se não apenas pela sua atualidade, mas, sobretudo, pelo reconhecimento do papel desempenhado pela imprensa no processo de construção da democracia e, por consequência, na concretização do ideal da plena cidadania, que perpassa pelo acesso à informação e também pelo fomento à conscientização crítica da população em geral”, enfatizou o Desembargador Ronei Danielli, palestrante do simpósio.

As vagas são gratuitas e limitadas, por isso, para participar é necessário fazer a inscrição no site: www.amc.org.br/eventos/simposio2014. Aos participantes serão fornecidos certificados de participação.

Programação

Solenidade de abertura

8h30 – Presidentes da AMC, ACI, TJ/SC e TRE/SC

Palestra de abertura

9h - Desembargador Sérgio Baasch Luz, Presidente do TRE/SC

Painel 1

9h30 – Os desafios do sistema eleitoral brasileiro

Desembargador Ronei Danielli

Juiz Romano Enzweiler

Desembargador Ricardo Roesler (mediador)

Jornalista Cláudio Prisco Paraíso

Jornalista Moacir Pereira

Painel 2

10h45 – As principais novidades no processo eleitoral de 2014

Juiz Fernando de Castro Farias

Juiz Hélio do Vale Pereira

Juiz eleitoral Marcelo Peregrino (mediador)

Jornalista Roberto Azevedo

Jornalista Cláudio Thomas

Encerramento

12h

SERVIÇO

O quê? V Simpósio Judiciário e Imprensa

Quando?   10 de junho, a partir das 8h30

Onde? Auditório Solon d’ Eça Neves (Sede administrativa da AMC, na Rua dos Bambus, 116, Itacorubi, em Florianópolis/SC).

Fonte: Assessoria de Imprensa AMC