Consumo total de rádio nas plataformas digitais cresce 52%, indica estudo da NextOnDial
Levantamento contabilizou mais de 75 milhões de impactos em plena época de isolamento social da covid-19
29/10/2020
A Nextdial divulgou o resultado da segunda edição do
NextOnDial. O estudo detalha a audiência nas plataformas digitais dos
radiodifusores no Brasil e aponta um impacto superior a 75 milhões no segundo trimestre
deste ano, além de registrar um também um aumento considerável nas horas de
consumo do meio Rádio no mesmo período.
Segundo o levantamento, que contou com a participação de 116
emissoras FM brasileiras com presença nos meios digitais, os números reiteram
que os brasileiros ouvem sua rádio preferida basicamente em cinco dispositivos.
São eles o smartphone, desktop, videogame, smart speaker e smartTV. Outro ponto
a ser destaque é que o estudo considera o alcance de ouvintes únicos e o tempo
médio direto do servidor de streaming das emissoras assinantes da tecnologia
Nextdial Intelligence.
Para fazer o levantamento dos números, o estudo coletou a
data e hora de início do impacto; data e hora de término do impacto; o tempo
total contabilizado pelo servidor de streaming; o IP do ouvinte; e os
identificadores de ouvintes de aplicação (site ou aplicativo que o ouvinte
usou) gerados pela Nextdial. O estudo não considera a audiência do dial nos
aparelhos analógicos tradicionais.
Conforme informou a Nextdial, no período de realização da
pesquisa NextOnDial 20-Q2, algumas emissoras que haviam participado do estudo
anterior solicitaram o cancelamento da auditoria e novas emissoras passaram a
ser auditadas. "Os resultados compartilhados são e sempre serão valores
consolidados, não sendo permitido individualizar qualquer emissora
participante", comenta Thiago Fernandes, diretor da Nextdial e coordenador
do estudo.
Aumento do consumo de streaming por dispositivos
Em abril, a audiência via desktop foi de 28h18min (contra
19h42min de janeiro); em maio 38h06 min (contra 20h48min de fevereiro) e em
junho 43h13 min (contra 26h06 min de março). Ao final do primeiro semestre, a
média foi de 29h19 min consumidas.
No mobile em abril, o tempo médio de consumo acumulou
27h42min (contra 19h30 min de janeiro); em maio foram 37h35min (contra 20h36min
de fevereiro), e em junho 42h48min (contra 26h06min março). Ao final do primeiro semestre foi registrada
a média de 29h04 min de consumo.
Na SmartTV o mês de abril totalizou 37h06 min (contra 25h16
min de janeiro), e em junho 69h34 min (contra 37h25 min de março). Ao final do
primeiro semestre houve o registro da média de 42h37min de consumo.
O alcance em Smart TV no início da manhã (das 05h às 09h)
chegou a 18 ouvintes diferentes (contra 13 de Q1); no pico das 12h às 13h com
204 ouvintes diferentes (contra 142 ouvintes diferentes de Q1); no meio da
tarde, das 15h às 16h, foram 422 ouvintes diferentes (contra 223 de Q1). No
final da noite, das 23h à 0h, 116 ouvintes diferentes (contra 81 de Q1). Ao
final do semestre, obtivemos a média de 227 ouvintes diferentes.
Já as Smart Speaker, o consumo em abril totalizou 29h02 min
(contra 14h55 min de janeiro), em maio 29h (contra 15h52 min de fevereiro), e
em junho foram 21h12 min (contra 21h de março). Ao final do primeiro semestre
houve a média de 23h28min de consumo.
O alcance fora da cobertura local da rádio foi de 54,19%
(contra 49,81% de Q1). O estado com maior alcance foi São Paulo, com 981 mil
(contra 800 mil de Q1). O Paraná aparece na segunda posição com 142 mil (contra
167 mil de Q1), seguido de Minas Gerais com 102 mil (contra 80 mil em Q1) e Rio
de Janeiro, com 77 mil 692 contra 61 mil e 559 no 20-Q1.