Rádio: 8 formatos e tendências digitais para publicidade na sua emissora

As rádios estão muito além das ondas de transmissão e ocupam meios que até alguns anos atrás pareciam inabitáveis

01/07/2021

As rádios passaram a ser vistas como produtoras multiplataformas de conteúdos, que estão muito além das ondas de transmissão e ocupam meios que até alguns anos atrás pareciam inabitáveis. Apesar disso, ainda pode-se encontrar impasses para elaborar formatos criativos de publicidade da rádio no meio digital. 



(Crédito: Freepik - <a href='https://www.freepik.es/fotos/patron'>)


Analistas da empresa de pesquisa de mídia eMarketer preveem que os investimentos com anúncios em mídias de áudio digital, como streaming, podcasts, aplicativos, avancem 16% em 2021. Isso é uma oportunidade importante para o rádio, que tem forte atuação na distribuição de seu conteúdo de áudio na internet e pode participar diretamente desse interesse do mercado. Por isso, esse é o momento de dar um passo a mais no seu canal e agarrar essas oportunidades promissoras. 

Mesmo que os números comprovam ser um meio de relevância, é preciso valorizar o digital para entregar ainda mais valor aos seus anunciantes. Então pense além de spots, jingles e breaks comerciais, e siga as dicas a seguir.

8 dicas de publicidade para rádio aproveitando o que há de mais efetivo no digital: 

Notificação Push

Tendência nos últimos anos,  a notificação push ganha popularidade por três motivos: sua instantaneidade, facilidade e por conta da nossa rotina.

Push é quase que um calendário ou alarme. Ela surge para lembrar o usuário de algo importante que ele possa ter interesse. Essas notificações já fazem parte do nosso dia a dia e são muito úteis como ferramentas de marketing, pois facilitam a comunicação com os consumidores e garantem, ao menos, a entrega do texto e uma possível vinda para o aplicativo. 

No rádio, o push pode ser usado com infinitas possibilidades, entre elas relembrar ouvintes sobre programas que estejam começando, novos conteúdos postados, estimular o uso de outras funcionalidades ou canais da sua emissora, atualizações do aplicativo, sorteios ou promoções lançadas e até mesmo notícias. 

Outra função muito importante do push é o resgate de audiência. É possível configurar notificações para aqueles usuários que não utilizam muito seu aplicativo ou há algum tempo não acessam. 

Além disso tudo, as emissoras podem vender esse mecanismo para anunciantes e redirecionar para um informativo promocional ou até mesmo para o contato do anunciante. 


Ficou com dúvida sobre os resultados da ferramenta? O relatório  The Push Notification & In-App Message Benchmark 2018 mostra sua eficácia.

Banners 

Os banners fazem parte da rotina dos usuários em sites e aplicativos, e já virou um hábito de consumo clicar neles. Um dos pontos que fazem o sucesso dos banners é o aspecto visual e atrativo. Visibilidade é a palavra-chave que toda marca busca ao anunciar em banners de sites.

Fora o uso tradicional que você já conhece, os banners podem ser utilizados para divulgar os canais da sua emissora, como podcasts, Clubes de Descontos, Canais Vips de Conteúdos ou até mesmo novos programas lançados. 

Pre-roll

Essa ferramenta se popularizou muito nos últimos anos com o YouTube e aplicativos. Pre-roll é aquele vídeo ou banner clicável que aparece assim que você abre um vídeo ou acessa o app no seu celular. 

Ele naturalmente prende atenção do usuário por serem obrigados a, ao menos, verem o conteúdo que está sendo divulgado naquele anúncio. Dentro da publicidade para rádio, o pre-roll pode ser utilizado tanto para anúncios de marcas, como também da sua programação ou novos canais da emissora. 

Além do Pre-Roll, existem o post roll, em que o vídeo ou arte aparece quando o usuário termina de assistir determinado conteúdo ou faz o movimento de fechar o aplicativo, e o mid-roll, que sobe à tela durante o uso do aplicativo ou a passagem do vídeo. 

Branded Content

Diferente de um anúncio ou spot, o branded content é o tipo de publicidade que está ligada à informação ou diversão, sem que, de fato, haja uma chamada para compra ou consumo. Ou seja, é quando a rádio produz um conteúdo que está diretamente ligado ao universo de uma marca ou da sua própria emissora. 

Na prática, o branded content pode ser aplicado pelas rádios com a venda de programas, podcasts e até mesmo espaços de conteúdos em redes sociais para determinados anunciantes. Mas calma, não é simplesmente a venda. O ideal é que esse conteúdo produzido tenha algum tipo de correlação e relevância com o produto ou serviço do anunciante. 

Por exemplo: quando uma rádio cria um podcast sobre vinhos e harmonização com parceria comercial de uma vinícola. 

A magia do Branded Content está na criação de memória afetiva e relevância de mercado. A marca até aparece, mas ela é menos relevante do que o conteúdo em si.

Já o branded content institucional, ou seja, aquele que é feito para a própria emissora, é todo e qualquer conteúdo informativo ou divertido sobre algum tema relevante para a rádio. Sabe aqueles posts em redes sociais com dicas e tutoriais? Branded content! O blog da sua emissora com textos variados? Branded content! E por aí vai…

 Canal Vip

Uma tendência de publicidade para rádios nos últimos anos tem sido o espaço de conteúdos exclusivos para ouvintes. É uma grande oportunidade de fidelização e criar valor, com assuntos sob demanda. 

De conteúdos, sua rádio pode investir nos mais variados formatos. Vídeos, podcasts, programas, textos, cursos online e até mesmo promoções ou sorteios exclusivos para sua base vip de ouvintes. 

O acesso pode ser comercializado com uma mensalidade, estilo Netflix e Globo Play, ou dado de presente para aqueles ouvintes mais engajados. Para os anunciantes, é uma oportunidade de estar ainda mais próximo de uma base de ouvintes mais confiável e, naturalmente, fiel à sua emissora. 

WhatsApp Marketing e E-mail Marketing

Tanto o E-mail Marketing como o WhatsApp Marketing são muito efetivos na construção de uma maior presença da emissora no dia a dia dos ouvintes, engajando-os para outros canais, divulgando novidades das programações, oferecendo conteúdos relevantes e, também, possibilitando transformar em um espaço de publicidade para anunciantes. 

Uma grande dica que sempre destacamos é o resgate de participações por meio do E-mail Marketing e WhatsApp Marketing. Muitas ações promocionais em rádio envolvem apenas um ganhador. De dezenas (ou até centenas) de inscritos, apenas uma pessoa será a felizarda para aproveitar o prêmio. O que muitas rádios esquecem é que é possível investir em outras formas de converter toda essa base de participações em possíveis clientes do anunciante envolvido na ação promocional. 

Por que não enviar um desconto para todos que participaram da sua ação promocional e não ganharam o prêmio? A possibilidade de converter muitos deles ao seu anunciante é grande e isso causará uma sensação muito importante de resultado do investimento em rádio. 

Canal de Desconto

Muitas emissoras possuem certo receio de realizarem sorteios. Seja por acreditarem que o formato não é o adequado para seu perfil de emissora ou até mesmo pelo fato de que somente uma pessoa será premiada. 

Surge aí a oportunidade de aproveitar o que se popularizou muito durante a pandemia: os cupons de descontos. E olha que não estamos falando dos famosos aplicativos de delivery de alimentos. Sua emissora pode ter sua própria Central de Descontos com dezenas de anunciantes. 

Essa estratégia dá ainda mais retorno e visibilidade para suas empresas parceiras. Afinal, todo mundo gosta de um bom desconto! 

Anúncios em mídias sociais

Além desse formato de conteúdo qualificado para redes sociais, as rádios também podem vender espaços de anúncios nesses canais. O mais comum são artes prontas, muito semelhantes aos banners de site, com a única diferença é que eles serão posts no seu Instagram, Twitter, Facebook e por aí vai.

Mas, nossa dica é fazer mais. Aproveite que sua rádio é expert em comunicação e transforme esse anúncio publicitário numa oportunidade de construir proximidade e identidade da sua audiência com seus comunicadores. Uma grande tendência é transformar suas equipes em influenciadores. E não estamos falando apenas dos locutores ou repórteres. Você pode ir além e procurar talentos natos dentro de seus times. Abra a mente e aproveite o novo. A gente garante que tem muita gente aí que pode se tornar “garoto propaganda” de muitos anunciantes seus! 

Gostou das dicas? Agora é o momento de colocá-las em prática. Testa elas e depois nos conta o resultado.

Repórter: Cadena

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