O ano de 2021 já conta com mais podcasts novos produzidos e lançados do que todo o volume registrado em 2019
21/07/2021A produção de podcasts está em ritmo acelerado, colocando ainda mais em evidência o áudio digital em todo o planeta. Sendo que o Brasil tem um destaque importante nessa produção: o país já é o segundo no ranking de origem dos podcasts, além de que o ano de 2021 já contou com mais podcasts novos produzidos e lançados do que todo o volume registrado em 2019. O Estados Unidos lidera a lista, já que seu mercado conta com grupos de rádios como grandes produtores e distribuidores desse formato de áudio.
O levantamento é feito pela plataforma Listen Notes, esta que é um buscador global de podcasts. O relatório aponta que, até julho deste ano, mais de 513 mil novos podcasts foram criados em 2021. Para se ter uma ideia desse volume, o ano de 2019 (pré-pandemia do Novo Coronavírus) contou com 335 mil novos podcasts criados em todo o planeta.
Podcast: o que eu preciso saber para começar um?
Volume de novos podcasts criados por ano. (Listen Notes)
Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail
E o Brasil é o segundo país no ranking de criação e veiculação de podcasts, estando à frente de Indonésia, Alemanha, França, Espanha, Reino Unido, Índia, Itália, México, Japão, entre outros. O universo brasileiro de podcasts só fica atrás dos Estados Unidos, este que é de longe a origem da maioria dos podcasts produzidos (e que conta com grandes grupos de rádio, como a iHeartMedia e a Audacity), impulsionando essa produção.
Já sobre o idioma presente nessas produções, o inglês lidera, seguido pelo espanhol (muito forte também no mercado dos Estados Unidos e pelo tamanho da América Latina). O português, impulsionado principalmente pela posição de destaque do Brasil, aparece em terceiro no levantamento.
Volume de produções por idioma e por país. (Listen Notes)
82% de anunciantes conseguem atribuir uma venda à campanha em áudio
Todo esse cenário de expansão dos podcasts é mais um reforço de como o áudio cresce em importância para os consumidores, produtores e para as marcas anunciantes. O levantamento IAB / PwC prevê que o limite de US$ 1 bilhão em publicidade será ultrapassado este ano e deverá chegar a US$ 2 bilhões em 2023.
Repórter: Tudorádio.com