MCom autoriza novas migrações para o FM

Rádio de Joinville está na relação. Em SC, 64 emissoras já migraram

30/08/2021


 
O Ministério das Comunicações (MCom) publicou na semana passada cinco novas portarias que autorizam rádios AMs a migrarem para o FM 2.0. Na sexta-feira (27) foram aditivados os contratos de concessão de três rádios nas cidades de Joinville (SC), Ituverava (SP) e Encruzilhada do Sul (RS). Na terça-feira (24) foram atendidas as solicitações de outras duas emissoras, em Humaitá (AM) e Maracanã (PA). Em Joinville, a emissora autorizada é a Jovem Pan News AM 1250 que migrará em FM 88.3 como Band FM classe A4. Segundo o assessor Técnico da ACAERT, engenheiro Luiz Rosa dos Reis, faltam agora o Ato de Outorga de RF e o licenciamento da emissora, pela ANATEL, para que as emissoras possam iniciar a operação em FM.

Os aditivos publicados pelo MCom já permitem a adaptação da outorga. Desde 2013, com a publicação do Decreto 8.139/13, que autorizou a transição, o MCom recebeu 1.655 solicitações de mudança. Em 2021, em esforço conjunto com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Pasta tem acrescido o volume de autorizações concedidas. O objetivo é fortalecer o setor de radiodifusão.

Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail

Segundo as informações que foram apuradas pela redação do tudoradio.com, a meta do MCom é concluir a migração das emissoras AM até o final do ano. Para garantir espaço para todas as rádios interessadas em transmitir em FM, a Pasta criou também a "Faixa Estendida de FM", que garante frequências entre 76.1 e 87.5 FM.


Reporter: Assessoria de Imprensa ACAERT c/ TudoRadio.com

Últimas notícias