Segundo pesquisa, Brasil conta com 24,5% dos usuários de internet como ouvintes de podcast, sendo que o país também é um dos maiores produtores de podcast do mundo
05/11/2021A empresa de pesquisa eMarketer realizou uma projeção para verificar o tamanho da audiência de podcasts nos próximos três anos. E a marca impressiona: segundo a estimativa, esse formato de áudio digital terá cerca de meio bilhão de ouvintes até 2024, isso em escala global. À medida que o consumo aumenta, a variação percentual ano a ano cai, mas hoje já representa 18,7% de todos os usuários de internet como ouvintes de podcasts, dados de 2021. No Brasil essa parcela está acima da média global, com 24,5%. O crescimento dos podcasts é mais um fato que colabora com o avanço do áudio digital.
Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail
Estimativas para o universo de ouvintes de podcasts até 2024, com percentual de usuários de internet que consomem esse formato de áudio e percentual de crescimento ano a ano
Segundo a eMarketer, 14,4% dos usuários de internet eram ouvintes de podcasts em 2019, ou seja, cerca de 274,8 milhões de pessoas em todo o planeta. Depois, com a pandemia da covid-19, o consumo dessa formato de áudio digital saltou para 16,5% em 2020 (332,2 milhões) e agora está em 18,7%, o que equivale a 383,7% milhões de ouvintes de podcasts em escala global.
O crescimento no consumo mensal de podcasts deve avançar nos próximos anos. Segundo as estimativas da eMarketer esse formato de áudio terá 424,2 milhões de ouvintes no próximo ano, representando 20,3% de todos os usuários de internet. Para 2023 é estimado 464,7 milhões (22%) e depois, em 2024, mais de meio bilhão de ouvintes de podcasts em escala mundial (504,9 milhões, sendo 23,5% dos usuários de internet).
Veja também: Áudio digital indica resultado positivo de longo prazo para o rádio
Por país, com 24,5%, o Brasil aparece no relatório de 2021 com um percentual de ouvintes de podcasts acima da média mundial (18,7%), a frente inclusive de países como Alemanha (24,4%), França (22,9%), Argentina (19,2%), Coreia do Sul (12,2%), Japão (11,8%) e China (8,7%). Os Estados Unidos aparecem com 40% dos usuários de internet como ouvintes de podcasts, mercado este que é amplamente explorado pelos maiores grupos de rádios, como iHeartMedia e Audacy. E a média do bloco europeu é de 26,3%, enquanto a América do Norte conta com 39,2%.
Vale recordar que o Brasil está entre os maiores produtores de podcasts do planeta e a língua portuguesa também é a terceira maior entre as produções desse formato de áudio digital, atrás apenas do inglês e do espanhol.
Repórter: Tudorádio.com, com informações do portal RAINNews