Meteorologista da ACAERT instala nova estação automática

Piter Scheuer vai obter melhor precisão nos dados de monitoramento e previsão do tempo com a nova estação

18/11/2021

O meteorologista da Rede de Notícias ACAERT (RNA), Piter Scheuer, instalou nesta quarta-feira (17), uma nova estação meteorológica automática, equipamento que complementa a estação meteorológica convencional, além de auxiliar no monitoramento e previsão do tempo. 

Uma estação meteorológica automática é composta por inúmeros sensores, que registram variáveis como temperatura, umidade do ar, pressão atmosférica, radiação solar, direção e velocidade do vento, e contribui nas pesquisas sobre tempestades e o clima. Piter destaca que além de auxiliar na previsão do tempo, essas variáveis são cruciais para fazer o monitoramento de determinada região. “Com esses dados iniciais a gente pode ter uma ideia do que vai acontecer mais no futuro”, acrescenta o meteorologista.

Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail

Estação meteorológica automática instalada. (Foto: Piter Scheuer )

O novo equipamento é uma estação automática, a qual tem como alimentação uma placa fotovoltaica, ou seja, converte a energia solar em energia elétrica. Scheuer conta que a estação também o ajudará na parte de pesquisa sobre as tempestades severas, como microexplosões, frentes de rajadas e tornados. Além disso, seus dados estão disponíveis on-line, de minuto em minuto, para que todos tenham acesso através do Weather Underground

Piter Scheuer, é Meteorologista graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Técnico em Meteorologia pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Atualmente é meteorologista previsor do tempo (Meteorologista Sinótico), colaborando em diversos veículos de comunicação na elaboração da Previsão do Tempo e Clima. Atua com a ACAERT por aproximadamente 2 anos, sendo que só aqui em Santa Catarina atende mais de 40 emissoras de Rádios, com boletins meteorológicos diários, e também emissoras de TV.


Piter Scheuer e o novo equipamento. (Foto: Piter Scheuer)

Reporter: Isadora Ogawa | Assessoria de Imprensa ACAERT

Últimas notícias