Faça na sua rádio: 20 ideias de ações promocionais para lojas

Saiba como aumentar o engajamento da audiência e satisfazer o anunciante

03/12/2021



Anda achando suas ações promocionais repetitivas? Seus anunciantes buscam “algo a mais” e você não sabe como atender? Então, continue lendo este texto e veja 20 sugestões de ações promocionais para lojas que sua rádio pode promover. 
Com tantas transformações comerciais, é comum o rádio sentir que precisa fazer algo diferente para impressionar ouvintes e anunciantes. Isso fica ainda mais evidente quando encaramos sorteios e concursos culturais. Ser criativo parece um desafio constante e, para muitos, um obstáculo.

Entretanto, as emissoras podem sim gerar maior engajamento da audiência e satisfazer anunciantes realizando ações promocionais para lojas diferenciadas e que podem gerar ainda mais resultados. E olha que muitas das dicas que trazemos abaixo podem ser realizadas com qualquer tamanho de equipe e estrutura da rádio.

Responda a tempo e ganhe

Muitas ideias de ações promocionais para lojas que você verá aqui irão unir participações em programas e ganho de prêmios. Isso acaba sendo extremamente vantajoso ao anunciante, porque ele passa a ter menções durante programas e não apenas nos comerciais. E, claro, não se esqueça de promover essas ações promocionais para lojas fazendo o cadastro de ouvintes através do Cadena Online. Assim, você não perde dados da sua audiência e pode automatizar e organizar de forma mais efetiva suas promoções. Na sugestão deste tópico, a ideia é que sua rádio promova game shows, com perguntas que devem ser respondidas em um espaço de tempo definido. Além de perguntas abertas, você pode promover uma espécie de stop, também conhecido como adedonha. Nossa dica é criar algum jingle de abertura para o jogo, citando a marca patrocinadora e pensar questões com temas correlacionados ao anunciante em questão. Por exemplo, se for uma loja de cosméticos, pergunte ao seu ouvinte qual tom determinada cantora pintou o cabelo.

 Código Secreto com nomes de produtos da loja

Sabe quando um anunciante precisa sentir a vinda de clientes pedindo produtos específicos? Além do testemunhal, uma forma prática de criar um consciente coletivo dos ouvintes é através de senhas premiadas/códigos secretos. Para um determinado ouvinte concorrer a algum prêmio, ele precisa anotar ao longo da programação, nas redes sociais ou em outros canais, palavras-chaves que dão direito a participar de um sorteio. O ideal é criar esses códigos com o nome de produtos que seu anunciante comercializa. Pense, por exemplo, se seu anunciante é uma loja de materiais de construção, você pode criar senhas com nomes de mercadorias que ela vende.

Verdadeiro ou Falso

Game tradicional do meio, o verdadeiro ou falso pode ser usado como estratégia comercial com curiosidades relacionadas ao nicho de mercado da empresa anunciante. Por exemplo, se for uma loja de roupas íntimas que está dando um prêmio para quem acertar mais ao longo de um programa, traga questões que poucos sabem sobre o tema. A ideia é que essa pessoa seja surpreendida, em um momento inesperado, recebendo o contato da rádio. É claro que a emissora pode usar isso a seu favor e fazer com que a audiência permaneça ouvindo por mais tempo, para não perder a oportunidade de ganhar algo ao atender um telefonema ou receber alguém da emissora. Nessa ligação ou visita, o ouvinte pode ganhar algo se, simplesmente, conseguir atender a rádio. Ou, ainda, ao atender uma ligação ou abrir a porta de sua casa, o ouvinte precisa falar uma frase específica, do tipo: “Olá, Rádio Cadena e Loja de Biju” . Por aqui, gostamos bastante dessas frases premiadas. E, você, o que acha?

Encontre e Ganhe

Seguindo a ideia de se cadastrar para receber a visita da rádio, um game que gera muito engajamento é o encontre e ganhe. Ele pode ser facilmente realizado quando alguém da emissora visita um ouvinte e realiza diferentes dinâmicas na casa dessa pessoa. Nossa dica é que você aproveite essa oportunidade para fortalecer seus canais digitais com lives. Aproveite para comercializar esse espaço online para seu anunciante em conjunto com o prêmio que ele vai ganhar ao encontrar determinados objetos. O ideal é que se tenham alguns presentes dependendo da quantidade de acertos. E, claro, pense nessas buscas com objetos que sejam comercializados pela loja anunciante.

Descubra o que é

Essa sugestão de ação promocional para lojas também segue a linha de que o ouvinte precisa responder para ganhar um prêmio. Sua rádio pode trazer dicas sobre algo que deva ser descoberto durante a programação, em posts de redes sociais ou banners no seu aplicativo. Nossa dica é que seus ouvintes cadastrem suas respostas e, ao final da promoção, sua rádio sorteie algum prêmio entre aqueles que acertaram ou forneça cupons de descontos. Claro que o prêmio deve ser relativo ao anunciante e não custa nada pensar o que deve ser descoberto a partir de algo que tenha a ver com o foco da loja!

 Dica na Loja

Seu anunciante chega na sua rádio dizendo que precisa de clientes vindo ao seu estabelecimento comercial. Ele busca movimento e resultado palpável. Afinal, como promover isso? Uma excelente sugestão é criar uma promoção em que seu ouvinte precisa ir até a loja para saber a senha premiada. É uma grande oportunidade de gerar um maior fluxo de pessoas no espaço comercial e, quem sabe, uma possível venda, afinal, o ouvinte estará pessoalmente na loja.

Acumule e Troque

Já falamos em alguns textos aqui do nosso blog sobre a grande tendência para as rádios de possuírem um sistema de pontuação para os ouvintes. Na prática, sua audiência terá a oportunidade de ir juntando pontos para trocar por brindes, conteúdos exclusivos ou até mesmo cupons de desconto para usar no seu anunciante. O benefício do sistema de pontos é a oportunidade de gerar o engajamento dos ouvintes na sua emissora. Esse acúmulo de pontos pode ser a partir do maior número de participações em promoções, vídeos assistidos, podcasts ouvidos e por aí vai.

Adivinhe onde será a nova loja

Sabe quando chega uma empresa nova na cidade? Ou um anunciante atual decide expandir e abrir outro espaço comercial na cidade? Uma grande ideia de ação promocional para lojas é descobrir onde será inaugurado o novo estabelecimento do anunciante. Isso pode ocorrer de diferentes formas. Seja com o cadastro dos ouvintes para participar ao vivo da programação; post em redes sociais com foto do possível local de inauguração e o cadastro para participar da promoção; cadastro com resposta e sorteio entre os que acertaram o novo endereço; cupom de desconto para todos que se cadastraram e responderam corretamente e por aí vai. Nossa sugestão é pensar um prêmio que leve o maior número de pessoas para a inauguração. Cupons de descontos ou premiar todos que acertaram são excelentes opções!

Sua Opinião Vale um Prêmio

Não é raro nossos anunciantes nos buscarem com dúvidas e dificuldades de entender o comportamento do mercado e de seus potenciais clientes. Sejam questões pessoais, como gosto e interesse, ou aspectos empresariais, como o que vender e onde instalar uma nova loja. Uma excelente alternativa para sua rádio é criar cadastros com formulários inteligentes questionando seus ouvintes com questões-chaves para seus anunciantes. Nossa dica é premiar automaticamente todos os participantes que se cadastrarem e responderem a pergunta de interesse do seu cliente. Pode ser um pequeno brinde ou um cupom de desconto. É claro, que quando mencionamos esse pequeno brinde, temos em mente que, ao final, sua emissora fará um sorteio maior entre todos aqueles que deram suas respostas sobre o assunto questionado. Entretanto, se não for possível, o desconto para todos que participaram já é um excelente benefício!

Prêmio para Você e um Amigo

Sabe quando a loja está tendo dificuldade de gerar o Marketing Boca a Boca? Pense em prêmios 1 + 1, baseados na indicação. Além de você poder utilizar ferramentas, como o Cadena Online, que oportunizem o compartilhamento e aumento de chances de ganhar, construa com seus anunciantes premiações conjuntas em que não apenas o ganhador é presenteado. Esses prêmios podem ser através de sorteios simples, cupons de descontos e por aí vai. Entenda o melhor caminho para sua emissora pôr em prática e conquistar mais resultados para seus anunciantes!

Reporter: Cadena

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