Inteligência artificial e automação serão temas da NAB 2022

Evento está confirmado para 23 a 27 de abril no formato presencial

06/12/2021


 
Em comunicado à imprensa internacional, a NAB (National Association of Broadcasters, associação da radiodifusão dos Estados Unidos), anunciou que adiciono um quarto “pilar de conteúdo” para o NAB Show 2022, congresso e feira que serão realizados em abril do próximo ano, de forma presencial e virtual. Trata-se do “Intelligent Content”, ou seja, "Conteúdo Inteligente", que terá a missão de mostrar os impactos dos dados, inteligência artificial e automação nas empresas de mídia e entretenimento. O NAB Show 2022, assim como o Radio Show 2022, estão confirmados novamente para Las Vegas.

“A mídia está se tornando mais orientada a dados e o NAB Show oferece uma plataforma única para guiar nossa comunidade durante essa transição. Este destino específico marca nosso compromisso em expandir o uso de dados pela indústria e criar oportunidades para a indústria de mídia liderar o futuro do conteúdo”, afirmou Chris Brown, vice-presidente executivo e diretor administrativo da NAB, Global Connections and Events. O quarto pilar adicionado à edição de 2022, Intelligent Content, vai se juntar aos outros três já anunciados anteriormente: “Criar”, “Conectar” e “Capitalizar”.

O novo "showcase" mostrará como utilizar os dados no ciclo de vida do conteúdo das empresas de mídia. E uma vitrine adicional contará com eventos de networking, exposições focadas no futuro e programação educacional, estas que apresentarão novas tendências em automação de produção, personalização de conteúdo e experiências imersivas.

Segundo a NAB, o novo showcase destacará "novas oportunidades de engajamento apresentadas por plataformas sempre ativas e redes emergentes, e o papel que os dados desempenharão conforme a indústria abre novos modelos de monetização". Essa experiência estará localizada no novo West Hall do Centro de Convenções de Las Vegas e terá as empresas AWS, MediaKind e Microsoft como âncoras.

 Expectativa para 2022: confirmações da grade presencial e Radio Show integrado ao NAB Show

O CES 2022 (Consumer Electronics Show), também realizado em Las Vegas, segue confirmada para acontecer entre 5 e 8 de janeiro. O que amplia as expectativas positivas sobre a realização do evento presencial do NAB Show no próximo ano. Semelhante ao NAB Show do ano passado, o CES presencial foi cancelado em 2021 devido à pandemia e, no momento, a situação da variante delta no país norte-americano ainda deixa dúvidas sobre as realizações dos eventos presenciais. Com o CES confirmado, aumenta a segurança de realização da programação prevista para o NAB Show.

Em outubro passado, o tudoradio.com repercutiu o anúncio da NAB e da RAB (Radio Advertising Bureau) sobre a integração definitiva entre os eventos Radio Show (considerado o principal evento dedicado exclusivamente à indústria de rádio norte-americana) e NAB Show, a partir da edição do próximo ano. Isso encerra o caráter itinerante do evento (que visitava anualmente uma cidade diferente dos EUA) e visa dar um caráter mais global ao Radio Show. O anúncio ampliou as expectativas para o NAB Show 2022, este que será o primeiro evento presencial da NAB desde a edição de 2019.

Inicialmente, a ideia de fazer o Radio Show de forma que se encaixasse na agenda do NAB Show surgiu com o cancelamento das edições 2020 de ambos os eventos, devido à pandemia da covid-19. As duas programações seriam realizadas neste mês de outubro, em Las Vegas, como edições de 2021. Porém, assim como ocorreu no ano passado, toda a programação presencial relacionada à NAB foi cancelada, devido ao repique de casos da covid-19, ocasionados pela variante delta.

“Esta mudança oferece mais oportunidades em um local para profissionais de rádio e eleva o rádio no ecossistema de mídia maior representado no NAB Show”, disse a NAB no anúncio. A decisão de agrupar os dois eventos foi realizada de forma conjunta entre a NAB e o Radio Advertising Bureau, sendo um planejamento de longo prazo, conforme anunciado em outubro e repercutido pelo tudoradio.com.

 Delegação brasileira

As principais associações do setor de rádio e TV do país, assim como executivos das principais emissoras, já estão acostumadas a organizar delegações para a acompanhar a NAB Show em Las Vegas (EUA), inclusive com a realização de eventos paralelos, como o Café da Manhã da ABERT/AESP e o SET & Trinta. Pelo o que apurou o tudoradio.com, havia uma grande expectativa por parte dos radiodifusores em poder agregar a programação do Radio Show na mesma viagem destinada ao NAB Show.

Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail

O cancelamento da edição de 2021 e as dúvidas relacionadas à possibilidade de viagens internacionais devido aos protocolos relacionados à pandemia da covid-19 estavam frustrando os executivos ouvidos pelo tudoradio.com, já que para o ano seguinte a expectativa era de retorno à agenda tradicional da NAB, com o NAB Show no primeiro semestre em Las Vegas e o Radio Show apenas no segundo semestre, em outra cidade do país (a expectativa era de Nashville).

Agora a situação muda: o NAB Show 2022 está confirmado (23 a 27 de abril de 2022) e será o primeiro evento presencial da NAB desde 2019. E, com o anúncio feito pela associação sobre a ida do Radio Show para Las Vegas, a expectativa da delegação brasileira é novamente elevada.

Reporter: Tudoradio.com

Últimas notícias