Projeto da TV 3.0 segue para a Fase 3 e tem previsão de implantação em 2024
19/01/2022O Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD) apresentou nesta terça, 18, resultados dos testes de laboratório e de campo do Projeto TV 3.0. As tecnologias aprovadas, após cinco meses de testes, serão recomendadas para a Fase 3 do projeto de evolução da TV.
Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail
O novo padrão trará avanços como mais qualidade de som e imagem, conteúdo segmentado geograficamente e de acordo com o perfil do telespectador, integração ainda mais transparente entre TV aberta e Internet – combinando os serviços de radiodifusão e internet. O Fórum SBTVD prevê o lançamento da TV 3.0 em 2024. A expectativa dos radiodifusores é que a TV Digital 3.0 possa ser uma resposta aos modelos e à concorrência decorrentes do avanço das plataformas de streaming. Também será uma forma de integrar radiodifusão e redes de banda larga de maneira mais eficiente.
Fase 3
Na Fase 3, o Fórum SBTVD dará andamento aos testes complementares para seleção da tecnologia da camada física, desenvolvimento das adaptações e extensões necessárias à especificação da camada de transporte, avaliação subjetiva da qualidade da codificação de vídeo (determinação do bitrate necessário), desenvolvimento de adaptações e extensões para DTV Play para TV 3.0 Codificação de Aplicativos, elaboração de normas técnicas ABNT para TV 3.0, desenvolvimento de testes de interoperabilidade, demonstrações, entre outras atividades.
Para Luiz Fausto, coordenador do Módulo Técnico do Fórum SBTVD, o Projeto TV 3.0 mantém o Brasil na vanguarda da TV Digital no mundo. "Assim como fizemos ao especificar o primeiro sistema de TV Digital do Brasil em 2007, estamos trabalhando para desenvolver o melhor sistema de TV Digital para o futuro do Brasil. Os resultados da Fase 2 foram excelentes, confirmando que estamos na direção certa".
Segundo Luiz Cláudio da Silva Costa, presidente do Fórum SBTVD, o resultado da Fase 2 do Projeto TV 3.0 se deve à parceria entre o Fórum SBTVD e o Ministério das Comunicações. "Continuaremos contando com o apoio do Ministério das Comunicações ao longo das próximas etapas desse projeto, para que possamos juntos completá-lo e entregar à população brasileira, mais uma vez, o melhor sistema de TV Digital possível, mantendo seus atributos como ferramenta de acesso gratuito, universal e democrático à informação e entretenimento, e como importante fator estratégico para a integração nacional e coesão social."
Alguns pontos de definição ainda dependem de testes. São eles:
Camada Física
Camada de Transporte
Video Base Layer
Video Enhancement
HDR DM
VR Codec
EWBS Manager
Video
Captions
Codificação de Aplicações
Repórter: Teletime