Samsung libera atualização de software que libera a faixa FM estendida em smartphones

A atualização nos smartphones ampliou o dial FM de 87.5 FM para 76.0 FM

22/02/2022

(Crédito: Unsplash)

O eFM segue avançando em disponibilidade para os ouvintes de rádio no Brasil. A faixa estendida do FM, que é predominantemente utilizada para acomodar estações originadas no AM, passou a ser disponibilizada em vários modelos de smartphones da Samsung, líder no segmento no Brasil. Uma atualização de software disponível para os usuários ampliou o dial FM de 87.5 FM para 76.0 FM, novidade relatada por proprietários de vários modelos de celulares da Samsung. 

Segundo relatos de radionautas que entraram em contato com o tudoradio.com para relatar a novidade, a atualização apareceu para a maioria dos usuários neste final de semana. E o próprio descritivo do novo software indicava o "aprimoramento" do aplicativo "Rádio FM". Porém, a novidade parece atingir de forma gradativa os aparelhos, já que existem relatos da abertura do FM estendido em alguns modelos e outros ainda não, mesmo com a atualização do software.

Uma lista extensa de smartphones comercializados no Brasil já contam com o FM estendido disponibilizado, conforme levantamento feito em 2021 pelo comitê técnico da AESP (Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo). Na ocasião, a Samsung foi listada com aparelhos como: Samsung Galaxy A10s, Samsung Galaxy A20S, Smartphone Samsung Galaxy A7, Samsung Galaxy A5 e Smartphone Samsung Galaxy A1. Agora, o tudoradio.com já recebeu relatos de abertura do eFM em modelos como o A30S, por exemplo.

Atualmente a Samsung é indicada como líder de mercado em vendas de novos aparelhos no Brasil. Segundo dados do StatCounter, a empresa correspondeu por 43,58% de todos os smartphones vendidos no país em novembro de 2021, mês onde as vendas do varejo (principalmente eletrônicos) são impulsionadas por datas como a Black Friday.

Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail

E os smartphones têm sido um grande aliado do rádio no Brasil. Recentemente o tudoradio.com realizou uma enquete onde 59% dos participantes relataram ter um receptor com FM estendido (eFM). E para 17% dos participantes do questionamento, o celular com FM é o único dispositivo que dá a possibilidade de ouvir FM a partir dos 76 MHz. O peso desses aparelhos aumenta, pois 14% dos radionautas afirmaram que para eles eFM está em mais de um dispositivo (novamente o celular com FM, rádio do carro e/ou receptor tradicional). 

O eFM, conhecido como FM estendido, é iniciado em 76.1 FM e vai até 87.3 FM. Essa faixa é inicialmente utilizada em centros onde o "FM convencional" já está congestionado (faixa entre 88.1 FM e 107.9 FM), como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, entre outras localidades. Várias migrantes AM-FM já estão atuando na nova faixa, inaugurada oficialmente em maio do ano passado. A tendência é de que o eFM também promova a expansão do rádio para outras regiões do país, independente da migração das AMs.

Registro da atualização de software que ampliou a faixa FM em aparelhos da Samsung

Reporter: Tudorádio.com

Últimas notícias