Divulgada a lista de canais de TV aberta que vão mudar de satélite

São 106 emissoras de TV aberta que atualmente usam a banda C e que vão migrar seus sinais para a transmissão via satélite em banda Ku

14/03/2022


(Crédito: FreePik)

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou na sexta-feira (11), a relação dos canais de TV aberta transmitida por satélite (TVRO) que serão migrados de satélites de Banda C para a Banda Ku. A migração é uma etapa prevista no leilão do 5G, a fim de liberar frequências no Brasil para redes celulares. Confirma a lista aqui, contendo as informações. 

Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail

No total, são 106 canais que vão migrar seus sinais para a transmissão via satélite banda Ku. A publicação do ato está na edição desta sexta-feira (11), no Diário Oficial da União (DOU), aqui. Com se vê, a lista tem as grandes emissoras como Globo, Record e Bandeirantes, além de filiadas e estatais. Não aparece, porém, a RedeTV!, que também protocolou o pedido.

A migração dos canais e limpeza do espectro será paga com recursos do leilão 5G. As emissoras vão bancar, no entanto, a prestação do serviço satelital de retransmissão.

O setor de radiodifusão já escolheu os satélites que deseja usar em banda Ku. Serão três: Embratel Star One D2/C4, posicionados a 70 Oeste, e outro da Sky, o Sky-B1, a 43º Oeste. As TVs poderão escolher qual deles vão usar, ou se usarão todos para fins de redundância do sinal. Vale lembrar que a antena Ku fica apontada para apenas um satélite, portanto no final das contas o consumidor é que vai mostrar qual artefato será mais acessado.

O Gaispi, grupo da Anatel responsável por supervisionar a migração, ainda vai julgar no dia 16 a proposta, com base em análises técnicas sobre a capacidade dos artefatos sugeridos pelo setor de radiodifusão.

Interessadas, mas sem direito à migra custeada  pelo 5G

A Anatel também publicou hoje a lista de canais que não têm direito à migração custeada com recursos do leilão por não serem transmitidos em TVRO na época do certame. Ainda assim, a agência coletou os dados dessas emissoras a fim de ter um registro da informação de quantas pretendem entrar no mercado de TVRO. Neste caso, 79 emissoras se mostraram aptas, conforme a lista.

Reporter: TeleSíntese

Últimas notícias