Retorno dos anunciantes ocorre em praticamente todos os formatos de mídia. Recuperação do mercado no país europeu ocorre de forma gradativa
17/05/2022Veículos especializados na cobertura sobre a mídia francesa
estão destacando a recuperação gradativa do mercado publicitário local. Segundo
um levantamento do IREP, o investimento em anúncios no país europeu se aproxima
do seu nível pré-crise da covid-19. O crescimento geral foi de 13,7%, na
comparação entre o primeiro trimestre de 2022 com o de 2021. E 12,2% na
comparação ao 1º trimestre de 2019. O rádio francês é um dos beneficiados nessa
retomada, seguindo o mesmo movimento observado em vizinhos como a Alemanha e o
Reino Unido. Acompanhe.
O levantamento mostra dados agregados dos "5 meios de comunicação", ou seja, imprensa, rádio, cinema, televisão e publicidade exterior (incluindo as respetivas receitas digitais). A conta total mostra um crescimento de 13,9% na comparação com o 1º trimestre de 2021, mas ainda está 4,7% mais baixo do que o volume registrado no 1º semestre de 2019. No recorte para o rádio, o meio está bem próximo do período pré-pandemia, tendo hoje com um volume apenas -0,9% abaixo (menor distância entre todos os meios de comunicação).
Já a receita digital líquida de televisão, impresso e rádio registrou um forte impulso de 22,9% em relação ao 1º trimestre de 2021 e superou em muito o 1º trimestre de 2019, com um crescimento de 47,4%. Segundo o levantamento BUMP, que conta com dados da Kantar, IREP e France Pub, o período atual marca "o grande retorno dos anunciantes", totalizando 36.276 anunciantes na França em todos os meios listados, sendo 1.282 para rádio.
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Há um crescimento de 55,4% na quantidade de anunciantes no rádio na comparação com o 1º trimestre de 2021, estando 12,2% mais baixo do que em 2019. E sobre o volume de publicidade no rádio, houve um crescimento de 5,5% na duração das campanhas em relação ao primeiro trimestre de 2021 e o meio está apenas 4% abaixo em relação ao primeiro trimestre de 2019.
Com informações do portal Lalettre.pro, Kantar, IREP e France Pub
Repórter: Tudoradio.com