7 dicas para conquistar e manter a audiência de sua rádio

É essencial entender os interesses dos ouvintes para os manter engajados com a emissora

27/06/2022


Se você é locutor de rádio sabe que conquistar e manter uma audiência não é nada fácil. O ouvinte é a razão do nosso trabalho e é essencial sabermos o que ele quer e espera de nós quando sintoniza em nossa frequência e ouve nossa programação.

Confira 7 passos essenciais para você conquistar e manter a audiência em sua programação de forma prática e direta.

1- Menos pode ser mais

Falar o necessário, mas com inteligência e/ou com informações importantes é a grande sacada. Não adianta enrolar demais, com muito "blá,blá,blá". Claro que tudo tem o seu porém, mas menos palavras desnecessárias e mais objetividade são sempre bem vindas. Suas aparições devem ser simpáticas, envolventes, esperadas, e acredite, você não precisa falar demais pra isso.

2- O interesse do ouvinte e não o seu

O que interessa é o que o seu ouvinte quer ouvir. Faça a si mesmo a pergunta: “Interessa ao meu ouvinte ouvir sobre isso? Quem se interessa por isso?". Faça comentários interessantes, oportunos, e úteis. Evite informações irrelevantes para seus ouvintes. Não os canse com suas histórias. Toque as músicas que eles querem ouvir e não pense que se você gosta de algo, eles vão gostar. Descubra o que seu ouvinte quer e dê isso para eles.

Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail

3- Divulgue seu programa na Internet

Definitivamente hoje em dia é impossível ignorar os benefícios da internet. Sua rádio provavelmente se não está, deveria estar na internet. Muitas pessoas usam PC e celular para ouvir música e rádios, e mesmo que elas não estejam ouvindo sua rádio é importante lembrarem que seu programa existe, e quando ele está pra começar. E na internet o melhor lugar para você estar são nas Redes Sociais. Peça sugestões de pauta, músicas, entrevistas, interaja com seus ouvintes. Postagens bacanas e super compartilháveis tem sido o trunfo de muita rádio grande no Facebook e Instagram. Use Twitter, interaja com as Hashs mais usadas do Trend Topics. 

4- Não esqueça de recapitular

Não deixe seu ouvinte perdido sem saber o que está acontecendo, que programa é aquele, que tipo de música ele toca, de que assunto estão conversando, com quem é a entrevista. Ele não vai ouvir muito tempo se não estiver a par do que está acontecendo. A todo instante tem pessoas chegando, sintonizando. A cada 4 minutos, em média, fale sobre o entrevistado ou o assunto em pauta. Isso demonstra interesse pelo ouvinte.

5- O segredo dos programas de sucesso

É um assunto delicado e costuma ser ignorado por muitos, mas você precisa entender que uma voz forçada, por mais talentoso que você seja, cansa, CANSA o ouvinte. Irrita depois de um tempo ouvindo. Procure falar mais naturalmente, essa tem sido a receita de sucesso de muitos programas de rádio. Isso inclusive passa mais sinceridade em suas palavras, você parece muito mais verdadeiro e mais próximo das pessoas. Aposte em você, fale naturalmente.

6- Defina seu público

Defina um nicho, um assunto específico demora um pouco mais pra fazer público, mas quando faz, ele é mais fiel. Funciona assim também na rádio, se definir o seu público, ele grava seu programa e as chances de voltar são maiores. Você pode ter um programa diversificado, mas deve saber com quem você está falando. Eles gostam de que assunto? Gostam de política? Esportes? São de que região? Se não sabe a resposta, pode já começar a perguntar e investigar isso! Mas nunca fale do que não domina, muitos ouvintes podem saber daquilo muito melhor que você. Se você já tem um programa a um tempo não precisa mudar pra ter um público específico, mas precisa conhecer quem já são teus ouvintes. É cada vez mais difícil agradar a todos, por isso defina seu público e invista em seus interesses!

7- Inclua o elemento surpresa

Um pouco de suspense não faz mal a ninguém! Criar um suspense em torno de uma atração, prêmio, música pode garantir que muitos ouvintes não mudem de estação esperando por isso. A TV usa muito esta tática e dá certo. Use você também! Exemplo: “Ainda hoje em nossa programação você vai ouvir o lançamento tal…” Fique ligado!” , “Daqui a pouco, uma entrevista sensacional com fulano…”. E por aí vai…


Repórter: FARCOM, com informações Biquad

Últimas notícias