Tribunal de Justiça apresenta nova campanha de vídeos institucionais a dirigentes da ACAERT

Série em vídeos que mostra o trabalho da Justiça na vida das pessoas será exibida em TVs e rádios

07/05/2025


Presidente da ACAERT, Fábio Bigolin, apresenta pesquisa

O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina – TJSC, desembargador Francisco Oliveira Neto, reuniu dirigentes da ACAERT, em Florianópolis, nesta quarta-feira (7) para apresentar os vídeos da nova campanha do Judiciário catarinense. Estiveram presentes o presidente da ACAERT, Fábio Bigolin, os membros do Conselho Superior, Marcello Corrêa Petrelli e o comendador Ranieri Moacir Bertoli, diretor Jurídico e Institucional da NSC, Paulo Gallotti, Rodrigo Colaço (NSC), diretora Comercial do SCC, Karen Sinhor e os diretores Guido Schvartzman e Liza Rocha.

Para alcançar um público cada vez mais amplo a nova campanha do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) aposta em dramaturgia para informar a população sobre serviços pouco conhecidos, mas essenciais. Com uma linguagem simples, em forma de série, os vídeos mostram como o Judiciário pode ajudar em situações reais que afetam milhões de pessoas. Protagonizados por duas amigas em conversas cotidianas, os vídeos abordam temas como violência doméstica, golpes envolvendo precatórios, participação como jurado voluntário, acolhimento familiar, conciliação e destinação do imposto de renda para projetos sociais. Cada episódio dá orientações diretas sobre como acessar os serviços disponíveis no Judiciário catarinense.

No episódio sobre violência doméstica, por exemplo, a personagem Ana desabafa sobre o companheiro. A amiga reconhece os sinais de um relacionamento abusivo e sugere: “Se ele está de olho no teu telefone, vasculha o teu computador, tu deves entrar no site do Tribunal de Justiça porque lá eles têm Ouvidoria da Mulher e vão te ajudar.” A cena se encerra com a locução: “Combater a violência doméstica e familiar também é o trabalho da Justiça Catarinense.”

O Núcleo de Comunicação Institucional (NCI) do TJSC e a agência OneWG idealizaram a campanha. Já a produção ficou a cargo da FFX Produções Audiovisuais. Francis Silvy, coordenador interinstitucional do NCI, destaca que a iniciativa é fruto de um esforço coletivo para repensar a forma como o Judiciário se comunica com a sociedade. “Saímos de um tom institucional para falar de forma próxima, real. A Justiça tem um papel social muito mais amplo do que as pessoas imaginam, e essa campanha mostra isso com objetividade e simplicidade”, afirma.

Pesquisa

Na ocasião, o presidente da ACAERT, Fábio Bigolin, compartilhou os resultados de uma pesquisa sobre a percepção da população catarinense em relação ao Judiciário. Os números indicam avanço significativo: 91% dos entrevistados reconhecem a importância do Tribunal de Justiça, um crescimento de seis pontos em relação ao ano anterior. A pesquisa também revelou que 88% sabem que o TJSC atua em todo o Estado.

Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail

O número de pessoas que conhecem ou acessam o site do Tribunal cresceu 32% em relação à pesquisa anterior, reforçando a aproximação da população com os serviços digitais do Judiciário. “Esses dados mostram que a comunicação está funcionando e que a população entende cada vez mais o papel do Judiciário para além das decisões judiciais”, afirmou Bigolin. Ao encerrar o evento, o presidente do TJSC, desembargador Francisco Oliveira Neto, reforçou que campanhas como esta têm um papel fundamental na prevenção de conflitos. “Quando a população entende os mecanismos da Justiça, ela evita o litígio, busca orientação e encontra caminhos de paz. Comunicar é também uma forma de proteger. E ninguém conhece mais os conflitos do que nós, que os enfrentamos todos os dias”, afirmou.

A campanha será veiculada durante seis meses nos meios de comunicação de todo o Estado, por meio da parceria. Após a apresentação, os convidados participaram de um almoço oferecido no ático do Tribunal de Justiça. Além de representantes da Acaert, estiveram presentes os desembargadores Cid José Goulart Júnior (1º vice-presidente), Júlio César Machado Ferreira de Melo (2º vice-presidente), Janice Goulart Garcia Ubialli (3º vice-presidente), Luiz Antônio Zanini Fornerolli (corregedor-geral da justiça) e Artur Jenichen Filho (corregedor-geral do foro extrajudicial), os juízes Marlon Negri e Rafael de Araújo Rios Schmitt, e convidados como o ex-presidente do TJSC, Rodrigo Collaço. A presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), Janiara Maldaner Corbetta, também esteve presente.


Repórter: Assessoria de Imprensa TJSC

Convênio
Últimas notícias