Levantamento destaca perfil e preferências do telespectador catarinense
11/03/2025A ACAERT divulgou nesta terça-feira (11), no Floripa Comedy Club, em Florianópolis, pesquisa inédita sobre a ‘Força e a Presença da TV na Vida dos Catarinenses’, que revela os hábitos de consumo de televisão no estado. O estudo apontou que 81% dos entrevistados preferem ver televisão das 18 às 24 horas, de segunda a sexta. Revela também que 77% dedicam até três horas por dia assistindo tv aberta.
“São dados importantes que evidenciam a magnitude da televisão aberta em nossas vidas. É na telinha que assistimos grandes momentos ao vivo, desde eventos esportivos e noticiários até novelas e shows que emocionam gerações. Diariamente, a nossa história é contada em multitelas, fenômeno da convergência de plataformas que nos conecta ainda mais”, destacou o presidente da ACAERT, Fábio Bigolin. O levantamento foi realizado presencialmente pela Kantar Ibope Media no período de 09 a 19 de setembro de 2024.
“A campanha traz uma estratégia de comunicação que busca ampliar nas pessoas a percepção da tv no seu dia a dia, destacando assim o papel informativo e de entretenimento do meio. Comerciais feitos para horários específicos entrarão na programação das emissoras de forma inesperada, ampliando o impacto da campanha. Enquanto comerciais de rádio trarão para o meio a memória e a lembrança que a tv possui em toda a população”, explicou o CEO da Ezcuzê, João Paulo Coelho.
“A televisão continua sendo um meio de comunicação fundamental na atualidade, desempenhando um papel crucial na disseminação de informações, educação e entretenimento. Ela é capaz de formar opiniões, incentivar debates e conectar pessoas de forma democrática. Esta pesquisa inédita feita pela ACAERT nos abastece com dados sobre o comportamento e o consumo do meio TV em SC, reforçando a força e a relevância do meio para o mercado”, enfatizou o presidente do Sinapro/SC, Daniel Silva.
No evento, a entidade também lançou a campanha ‘Tá na TV, todo mundo vê’, composta por vts, spots e peças para o digital. O material começa a ser veiculado pelas emissoras a partir desta quarta-feira (12). A criação é da agência Ezcuzê, de Florianópolis.
Outro destaque do evento será o show de stand-up exclusivo do comediante Paulinho Serra. Profissional do rádio, televisão, teatro e cinema, o ator é o personagem da campanha da ACAERT.
Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail
RESUMO DA PESQUISA:
- 7.828 milhões de catarinenses possuem televisores nos lares – 97% da população
- 77% dos telespectadores dedicam até 3h por dia assistindo TV Aberta
- Preferência por faixa horária – 81% assistem tv das 18 às 24 horas
- Preferências do público
52% - Jornalismo
39% - Filmes/Séries
36% - Novelas
32% - Futebol
- Cobertura jornalista – 51% assuntos regionais e nacionais
- Motivos para consumir televisão
51% - Ficar atualizado com os noticiários
23% - Passar o tempo
23% - Informação sobre minha região/cidade
19% - Variedade de conteúdo
- O consumo do conteúdo da tv aberta é crossmedia
55% - Youtube
25% - Redes sociais/portais das emissoras
22% - Jornal
21% - Rádio
16% - Redes sociais dos apresentadores
- Entre os devices, os aparelhos de TV são preferência
54% - Smart TV/TV Conectada
44% - Tv convencional
14% - Smartphone
5% - Computador
- Sobre confiança
60% confiam nos apresentadores dos noticiários
52% sabem que não é fake News quando veem uma notícia na tv
50% acreditam no que assistem na tv
- Perfil dos entrevistados
51% - Homens
49% - Mulheres
CONFIRA A PESQUISA - AQUI
VÍDEO -
FICHA TÉCNICA
Cliente: Acaert
Agência: Ezcuzê
Diretor de Criação: Eric Fonseca
Redação: Anderson Nascimento
Direção de Arte: Gustavo Menor
Produção: Kalinka Umbelino
Atendimento: João Paulo Coelho e Edinara Almeida
Produtora de Vídeo: Studio 20
Direção de Cena: Nico Matteis
Produtor Executivo: Wellington Z Weber
Atendimento Produtora: Dado Amaral
Coordenadora de Pos-producao: Daniela Weise
Produtora de Áudio Vídeo: Fujji
Produtora de Áudio Spots: TumDum
Aprovação cliente: Fábio Bigolin
Repórter: Assessoria de Imprensa/ACAERT