ACAERT divulga pesquisa inédita sobre consumo de tv em SC

Levantamento destaca perfil e preferências do telespectador catarinense

11/03/2025


A ACAERT divulgou nesta terça-feira (11), no Floripa Comedy Club, em Florianópolis, pesquisa inédita sobre a ‘Força e a Presença da TV na Vida dos Catarinenses’, que revela os hábitos de consumo de televisão no estado. O estudo apontou que 81% dos entrevistados preferem ver televisão das 18 às 24 horas, de segunda a sexta. Revela também que 77% dedicam até três horas por dia assistindo tv aberta. 

“São dados importantes que evidenciam a magnitude da televisão aberta em nossas vidas. É na telinha que assistimos grandes momentos ao vivo, desde eventos esportivos e noticiários até novelas e shows que emocionam gerações. Diariamente, a nossa história é contada em multitelas, fenômeno da convergência de plataformas que nos conecta ainda mais”, destacou o presidente da ACAERT, Fábio Bigolin. O levantamento foi realizado presencialmente pela Kantar Ibope Media no período de 09 a 19 de setembro de 2024

“A campanha traz uma estratégia de comunicação que busca ampliar nas pessoas a percepção da tv no seu dia a dia, destacando assim o papel informativo e de entretenimento do meio. Comerciais feitos para horários específicos entrarão na programação das emissoras de forma inesperada, ampliando o impacto da campanha. Enquanto comerciais de rádio trarão para o meio a memória e a lembrança que a tv possui em toda a população”, explicou o CEO da Ezcuzê, João Paulo Coelho.

“A televisão continua sendo um meio de comunicação fundamental na atualidade, desempenhando um papel crucial na disseminação de informações, educação e entretenimento. Ela é capaz de formar opiniões, incentivar debates e conectar pessoas de forma democrática. Esta pesquisa inédita feita pela ACAERT nos abastece com dados sobre o comportamento e o consumo do meio TV em SC, reforçando a força e a relevância do meio para o mercado”, enfatizou o presidente do Sinapro/SC, Daniel Silva.

No evento, a entidade também lançou a campanha ‘Tá na TV, todo mundo vê’, composta por vts, spots e peças para o digital. O material começa a ser veiculado pelas emissoras a partir desta quarta-feira (12). A criação é da agência Ezcuzê, de Florianópolis.

Outro destaque do evento será o show de stand-up exclusivo do comediante Paulinho Serra. Profissional do rádio, televisão, teatro e cinema, o ator é o personagem da campanha da ACAERT. 

Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail

RESUMO DA PESQUISA:

- 7.828 milhões de catarinenses possuem televisores nos lares – 97% da população

- 77% dos telespectadores dedicam até 3h por dia assistindo TV Aberta 

- Preferência por faixa horária – 81% assistem tv das 18 às 24 horas

- Preferências do público

52% - Jornalismo

39% - Filmes/Séries

36% - Novelas

32%  - Futebol

- Cobertura jornalista – 51% assuntos regionais e nacionais

- Motivos para consumir televisão  

51% - Ficar atualizado com os noticiários

23% - Passar o tempo

23% - Informação sobre minha região/cidade

19% - Variedade de conteúdo

- O consumo do conteúdo da tv aberta é crossmedia

55% - Youtube

25% - Redes sociais/portais das emissoras

22% - Jornal

21% - Rádio

16% - Redes sociais dos apresentadores

- Entre os devices, os aparelhos de TV são preferência

54% - Smart TV/TV Conectada

44% - Tv convencional

14% - Smartphone

5% - Computador

- Sobre confiança

60% confiam nos apresentadores dos noticiários

52% sabem que não é fake News quando veem uma notícia na tv

50% acreditam no que assistem na tv

- Perfil dos entrevistados

51% - Homens

49% - Mulheres

CONFIRA A PESQUISA - AQUI

VÍDEO - 

FICHA TÉCNICA

Cliente: Acaert

Agência: Ezcuzê

Diretor de Criação: Eric Fonseca

Redação: Anderson Nascimento

Direção de Arte: Gustavo Menor

Produção: Kalinka Umbelino

Atendimento: João Paulo Coelho e Edinara Almeida

Produtora de Vídeo: Studio 20

Direção de Cena: Nico Matteis

Produtor Executivo: Wellington Z Weber

Atendimento Produtora: Dado Amaral

Coordenadora de Pos-producao: Daniela Weise

Produtora de Áudio Vídeo: Fujji

Produtora de Áudio Spots: TumDum

Aprovação cliente: Fábio Bigolin

Repórter: Assessoria de Imprensa/ACAERT

Tá na TV, todo mundo vê
Últimas notícias