SET Expo 2024: Especialistas discutem formas de aumentar receita do rádio por meio do conteúdo digital

O painel, moderado por Daniel Starck, ocorreu no último dia do evento (22)

23/08/2024


Daniel Starck moderou painel com especialistas no SET Expo 2024. Foto: Diórgenes Lopes

O SET Expo 2024 teve nesta quinta-feira (22) Dia do Rádio. Diversos painéis foram realizados abordando o meio reunindo especialistas do setor que debateram vários assuntos. O painel “Digital como Fonte de novas Receitas para Veículos de Comunicação” abordou o desafio de rentabilizar o conteúdo digital no setor de rádio e TV, destacando o potencial do ecossistema digital para gerar novas receitas. Moderado por Daniel Starck, diretor da tudoradio.com, contou com a participação de especialistas como Antônio Brito, Riadis Dornelles, Thiago Fernandes e Roberto Araújo.

Daniel Starck guiou os painelistas a compartilharem suas experiências e perspectivas sobre como o rádio e a TV podem aproveitar o digital para aumentar a receita. Antônio Brito enfatizou a importância das parcerias e do marketing digital para ampliar a participação de mercado (share) do rádio, mencionando a necessidade de trabalhar com agências e parceiros de mídia para aumentar o share atual de 4,5% no Brasil, comparando com os 8% dos Estados Unidos. 

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Ele destacou o streaming como uma ferramenta essencial para esse crescimento. “Estamos investindo bastante em marketing digital, trazendo audiência para as nossas plataformas de aplicativo, site, Alexa. Mas precisamos cada vez mais trabalhar com as agências, com os parceiros de mídia, com os agregadores para unir forças e tentar aumentar o nosso share atual de 4,5%. Nos Estados Unidos, por exemplo, o rádio detém 8% da verba publicitária anual. Precisamos melhorar isso e o streaming é uma maneira de fazer acontecer”, afirmou Brito.

Roberto Araújo, CEO do Grupo Jovem Pan, apresentou os números alcançados pelo grupo nas diversas plataformas, destacando, em um dos exemplos, como é feita a entrega de publicidade em 360 para um determinado parceiro. Segundo Araújo, a venda tradicional de spots e inserções acaba se tornando um complemento, pois toda a entrega fornecida para o parceiro é significativamente maior do que o que era feito anteriormente, incluindo conteúdos como áudio e vídeo em patrocínios de programas de diversos segmentos dentro da casa, além da geração de podcasts, programas do mesmo segmento do cliente e outras ativações.

Em sua apresentação, Riads Dornelles demonstrou como funciona a representação de venda programática e digital em diversos parceiros, inclusive aqueles que operam em mercados menores. Ele destacou como já é possível monetizar as diferentes formas de entrega de conteúdo, com foco principal em redes de internet e aplicativos. Dornelles também apresentou alguns cases de emissoras de rádio e grupos de comunicação que estão alcançando resultados interessantes na monetização de seus conteúdos digitais.

Thiago Fernandes ressaltou a importância de valorizar o sistema de rádio e conectar-se com novas gerações, destacando a necessidade de manter o ouvinte no centro das estratégias e utilizar dados de forma inteligente para oferecer conteúdo multiplataforma que surpreenda o público. A audiência é fragmentada e precisamos chegar às novas gerações, às escolas, para formar novos ouvintes e criar novos meios para as emissoras. Temos que manter o ouvinte no centro da jogada, oferecer conteúdo multiplataforma, usar dados com inteligência. Temos que surpreender o ouvinte”, disse Fernandes.

Repórter: TudoRádio

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