Seis mercados do país possuem emissoras com esses números
31/10/2024
O tudoradio.com tem acompanhado com atenção o número de ouvintes que cada estação registra em pesquisas realizadas no Brasil e no exterior. Esses dados revelam um desempenho robusto, que tem ganhado força devido à utilização de valores absolutos, comuns em plataformas digitais para medir suas audiências, apesar de a comparação entre métricas diferentes não ser recomendada. De qualquer forma, esses números são um importante termômetro. Nos Estados Unidos, 23 estações de rádio superam a marca de 1 milhão de ouvintes em seis dos maiores mercados do país, segundo dados da Nielsen.
Primeiro, algumas considerações são necessárias: para alcançar valores elevados na métrica de alcance, além de um bom desempenho da emissora, é fundamental o tamanho da cidade/região atendida. Uma maior divisão entre concorrentes também pode limitar o teto alcançado em alguns casos. Essas marcas expressivas estão concentradas nos seis maiores mercados dos EUA: Nova York, Los Angeles, Chicago, Dallas, São Francisco e Houston.
O maior alcance dos Estados Unidos é da Lite FM 106.7, de Nova York. A emissora, controlada pela iHeartMedia, alcançou 3,55 milhões de pessoas na medição de setembro, posicionando-se entre os maiores números para um veículo de massa no mundo. A seu favor, o formato adulto-contemporâneo da emissora lidera em audiência, alcance e o tamanho da praça contribui para esses números.
Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail
Nova York concentra também os cinco maiores alcances do rádio norte-americano. A famosa Z100 FM 100.3, de formato Pop CHR, vive um bom momento de audiência e atingiu o segundo maior alcance dos EUA em setembro, com 2,6 milhões de pessoas. Na sequência, aparecem as nova-iorquinas CBS FM 101.1 (Classic Hits, maior alcance do grupo Audacy) com 2,57 milhões, KTU FM 103.5 (HOT AC) com 2,48 milhões e New FM 102.7 (HOT AC) com 2,28 milhões. Entre as cinco primeiras do ranking, três emissoras pertencem à iHeartMedia e duas à Audacy.
A primeira rádio fora de Nova York na lista é de Los Angeles, com o sexto maior alcance no ranking da Nielsen. Trata-se da KOST FM 103.5 (adulto-contemporâneo), da iHeartMedia, com 2,06 milhões de ouvintes em setembro. Ela e a K-Earth 101 FM 101.1, da Audacy (Classic Hits), são as duas únicas FMs da Califórnia com mais de 2 milhões de alcance.
As primeiras em quesitos diferentes
Fora do eixo Nova York e Los Angeles, a primeira estação no ranking de alcance é a Sunny FM 99.1, da iHeartMedia, localizada em Houston, Texas, com 1,67 milhão de ouvintes em setembro. A primeira rádio em alcance que não pertence à iHeartMedia ou Audacy é a Mega FM 97.9, de Nova York, formato "Spanish Tropical", controlada pela Spanish Broadcasting, com 1,66 milhão de alcance.
A primeira rádio no formato News é a WINS FM 92.3 AM 1010, de Nova York, com 1,5 milhão de ouvintes. A emissora da Audacy ampliou seu alcance ao repetir sua programação na FM 92.3 a partir de 2022.
As outras três praças que possuem estações no grupo das 23 FMs com mais de 1 milhão de ouvintes são: Lite FM 93.9 de Chicago, da iHeartMedia, com 1,14 milhão de alcance; KOIT FM 96.5 de São Francisco, da Bonneville, com 1,07 milhão; e Star FM 102.1 de Dallas, da iHeartMedia, com 1,06 milhão. Todas têm formato adulto-contemporâneo.
Repórter: TudoRádio