Você também pode fazer a sua parte. Confira como e quem já participa da corrente de solidaridade ao povo catarinense.
25/11/2008As necessidades emergenciais já estão sendo providenciadas e a Defesa Civil pede para que a população doe com consciência para facilitar o processo de triagem dos donativos.
Se você quer fazer doação para os desabrigados e desalojados, conheça as recomendações da Defesa Civil:
- para arrecadação de alimentos: devem estar dentro do prazo de validade; não-perecíveis; observar integridade das embalagens;
- para arrecadação de colchões e roupas de cama: bom estado de conservação e prontos para utilização; devem estar limpos;
- para arrecadação de roupas e calçados: limpos e em condições de uso; não podem estar danificados/ os calçados devem estar amarrados entre si (pé direito com esquerdo); numeração deve ser marcada externamente (no solado), com caneta;
- utensílios domésticos: devem estar funcionando e em bom estado de conservação.
Defesa Civil abre conta corrente para receber doações
Banco do Brasil Agência 3582-3, Conta Corrente 80.000-7 / Besc Agência 068-0, Conta Corrente 80.000-0. O / BRADESCO S/A - 237 Agência 0348-4, Conta Corrente 160.000-1 nome da pessoa jurídica é Fundo Estadual da Defesa Civil, CNPJ - 04.426.883/0001-57.
Quem já está sendo solidário:
- Correios forneceram viaturas para realizar transporte na Grande Florianópolis, Palhoça, Biguaçu e Itapoá.
- Assembléia Legislativa, Secretaria de Assistência Social e Sine estão promovendo campanha de arrecadação de roupas.
- A Eletrosul transporta, em um caminhão de cinco toneladas, alimentos e água potável da Casan. Caminhões oferecidos pelo Sesc estão levando mantimentos a Itajaí e Camboriú.
- Casos de desaparecimento devem ser comunicados nas delegacias de polícia. Contato da Secretaria de Segurança Pública pelo telefone (048) 3251-1113.
- Bradesco doou R$ 300 mil; um caminhão de bolachas e um de água pela empresa Parati, foram encaminhados para o Vale do Itajaí.
- A Casan está oferecendo alternativa a todos os municípios atingidos pelas fortes chuvas de contratação de caminhões-pipa, com motorista, para se dirigerem à Estação de Tratamento de Água de Ingleses, no norte de Florianópolis.
- Ministério da Saúde enviou 100 kits, suficientes para atender 50 mil pessoas por 90 dias. São 34 tipos de medicamentos mais insumos estratégicos, como ataduras, seringas, luvas de procedimento e esparadrapo, a serem direcionados às regiões afetadas pela forte chuva do último final de semana.
- Mesa Brasil SESC anuncia campanha de arrecadação de donativos para as vítimas da chuva em SC. Artigos não perecíveis, de higiene e limpeza, além de roupas, serão encaminhados às secretarias de Desenvolvimento Social e Defesa Civil dos municípios atingidos e também à rede de organizações não-governamentais atendidas pelo SESC. Mais informações pelo 0800 643 4363 (Mesa Brasil) ou
no www.sesc-sc.com.br
- O DNIT disponibiliza a partir dessa terça-feira, dia 25, o número 0800 603 0101 para atendimento aos usuários da BR-101 Sul. O serviço fornecerá informações sobre o andamento das obras de duplicação da BR-101 Sul, entre Palhoça e Osório, como também, nesse momento emergencial, sobre as condições da rodovias federais em Santa Catarina. O 0800 603 0101 atende de segunda-feira à sexta-feira das 8 horas às 20 horas.
- Os governos de São Paulo e Minas Gerais encaminharam na tarde desta segunda-feira (24) helicópteros para auxiliar nos trabalhos de resgates as comunidades catarinenses. O Exército Nacional também está
deslocando unidades para atuarem em Santa Catarina.
- O supermercado Giassi da capital também está recebendo roupas e alimentos para doação aos desalojados. No interior do Estado, os produtos devem ser encaminhados aos abrigos, Defesa Civil e prefeitura de cada município.
- Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina (Cefet-SC) lançou nesta terça-feira, dia 25, campanha nacional para arrecadar doações de roupas e alimentos não perecíveis para as vítimas dos incidentes causados pelas fortes chuvas em Santa Catarina na última semana. As sete unidades de ensino da Instituição em todo o Estado vão ter postos de coleta para receber as doações. Além da comunidade catarinense, a campanha pretende contar com o apoio das instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, composta pelos Centros Federais de Educação Tecnológica, Escolas Técnicas Federais, Escolas Agrotécnicas Federais, Colégios e Escolas Agrícolas vinculados às universidades e pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
- O parque Beto Carrero World, que não foi atingido pela enchente no litoral norte do estado, está mobilizado para auxiliar as vítimas das fortes chuvas que assolam Santa Catarina. O parque disponibilizou um helicóptero, caminhões e vans, que estão sendo usados no atendimento à população dos municípios inundados. No Castelo das Nações, na entrada do parque, foi instalado um posto para arrecadação de alimentos, roupas, medicamentos, colchões e cobertores. Os donativos podem ser encaminhados para o seguinte endereço: rua Inácio Francisco de Souza, 1597 praia da Armação, Penha/SC. O telefone de contato para mais informações é (47) 3261-2222.
- O Serviço Social da Indústria de Santa Catarina (SESI/SC), recebe donativos como alimentos não perecíveis, roupas e artigos de higiene pessoal para encaminhar às pessoas atingidas pelas enchentes. Os postos de coleta são as Farmácias do SESI espalhadas por todo o estado. Todas as doações serão repassadas às unidades da Defesa Civil de cada município.
- O governo de São Paulo anunciou na tarde desta terça-feira que vai mobilizar mais policiais e enviar equipamentos para ajudar os moradores de Santa Catarina afetados pela forte chuva dos últimos dias. Ao todo, serão três helicópteros, 10 viaturas, 54 homens especializados em resgates e três cães treinados para localização de corpos.
Depois de anunciar na véspera a doação de R$ 50 mil para as vítimas das chuvas em Santa Catarina, os promotores do Desafio Internacional das Estrelas, que será realizado neste fim de semana, nos dias 29 e 30, decidiram nesta terça, ampliar a participação no esforço em prol dos desabrigados pelas enchentes e deslizamentos de terra em Santa Catarina. No final de semana, um posto para entrega de donativos especialmente alimentos não-perecíveis, colchões e roupas funcionará no Kartódromo dos Ingleses.
- A Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde também conta com um telefone com discagem gratuita, com plantão 24h, para esclarecer a população. O
0800-643-5252 é o número do Centro de Informações Toxicológicas de Santa
Catarina.
- O site da Epagri/Ciram (http://ciram.epagri.rct-sc.br) informa em tempo
real as condições dos rios de Santa Catarina. Com informações fornecidas
por satélite e atualizadas a cada hora, o site publica as tendências dos
níveis dos rios catarinenses e o monitoramento em tempo real da bacia do
rio Itajaí, com dados coletados pelas estações hidrológicas da
Epagri/Ciram.
No link Monitoramento Hidrológico On-line
(http://ciram.epagri.rct-sc.br/portal/website/index.jsp?url=jsp/rios/monitHidroOnline.jsp&tipo=rios)
basta um clique para se saber a situação dos rios que compõem a bacia
hidrológica do Itajaí em relação a centrimetragem e às precipitações da
última hora.
O Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) está
enviando para Florianópolis um grupo de pesquisadores especialistas em
solo para colaborar com a Defesa Civil na avaliação e na prevenção dos
deslizamentos de terra que ocorrem por conta das fortes chuvas dos últimos
dias.