Código de ética para agências de SC entra em vigor

Criado pelo Conselho de Ética do Sindicato das Agências de Propaganda de Santa Catarina (Sinapro/SC), texto orienta postura profissional das agências.

25/02/2009

O mercado publicitário catarinense conta, a partir deste ano, com regras bem definidas a respeito do comportamento ético de agências filiadas ao Sindicato das Agências de Propaganda de Santa Catarina (Sinapro/SC). Elaborado pelo Conselho de Ética do sindicato, o novo Código de Ética vai orientar as agências no relacionamento com os clientes, veículos e fornecedores.

Além disso, o documento incorpora conceitos como a responsabilidade sócio-ambiental da publicidade.  "Este é um passo fundamental para garantir uma postura ética e transparente na atuação das agências catarinenses associadas ao sindicato", destaca Francisco Socorro, presidente do Conselho.

No último dia 20, o presidente e outros três publicitários que compõem o órgão fiscalizador se reuniram para definir as ações iniciais. "Ainda é cedo para conhecermos a receptividade ao código, mas acreditamos que, com o tempo, todas as agências reconhecerão as vantagens de se respeitar os princípios definidos pelo documento", explica o presidente.

O código catarinense é inspirado no código de ética utilizado pela Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), cujo modelo é considerado referência para outros países da América do Sul. Além disso, o texto aprovado pelo conselho de ética do Sinapro/SC está de acordo com normas de auto-regulamentação estabelecidas pelo Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária (onar) e pelo Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp).

Outra preocupação está no entendimento das normas previstas pelo código, construído de forma clara e direta. “Acreditamos que quanto mais simples, mais fácil de ser entendido e cumprido”, frisa Socorro.

O conteúdo do documento divide as responsabilidades do setor em seis capítulos, abordando aspectos como a já mencionada responsabilidade sócio-ambiental da publicidade, consumo responsável dos consumidores, compromissos com clientes-anunciantes, além da relação com os meios de comunicação, concorrentes e fornecedores de serviços especializados.

O Conselho de Ética aceitará denúncias formuladas por agências filiadas ao Sindicato em relação a condutas consideradas antiéticas. Estas denúncias deverão ser apresentadas preferencialmente por escrito e assinadas pelo diretor responsável da empresa, podendo referir-se a condutas dos anunciantes, dos veículos e dos fornecedores. "O código de ética é uma conquista das agências de publicidade filiadas ao sindicato, o que não impede que agências não filiadas também pratiquem os princípios estabelecidos pelo documento", acrescenta Socorro.

Mais informações em www.sinaprosc.com.br

Membros do Conselho de Ética do Sinapro/SC:

- Francisco Socorro (Presidente)
- Christiane Hufenüssler
- Eloy Simões
- Saulo Silva

Fonte: all Press

Últimas notícias