25º Congresso Nacional da Radiodifusão

Governo Federal investe em publicidade regionalizada

22/05/2009

A oficina "Encontro com a Secretaria de Comunicação (Secom) – Publicidade de Governo" ministrada pelo secretário executivo da Secom, Ottoni Fernandes Júnior, na quarta-feira (20), teve o objetivo de apresentar as propostas da Secom para aperfeiçoar os mecanismos de distribuição de recursos publicitários. 

Conforme Fernandes, a postura do governo é regionalizar a publicidade, respeitar as diferenças culturais, desconcentrar os investimentos em mídia e valorizar os veículos regionais. “O Brasil é um país continental, com uma enorme diversidade de culturas e não podemos imaginar que a mídia tenha recursos concentrados apenas no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília”, disse o secretário executivo. 

Para Ottoni Fernandes, os veículos que têm a maior proximidade com as comunidades são as rádios regionais, das pequenas cidades. Segundo dados da Secom, em 2008, o governo federal anunciou em 2.597 rádios em 1.143 municípios.

Atualmente, de acordo com o secretário executivo, o governo federal divulga anúncios publicitários em cidades que têm, no mínimo, 20 mil habitantes. Segundo Fernandes, apesar de fundamental para a radiodifusão, o relacionamento com entidades governamentais tem esbarrado, de um lado, em sistemas burocráticos e carentes de infraestrutura, e de outro, na dificuldade de organização das emissoras.  

“No passado, o Tribunal de Contas da União (TCU) exigia comprovação de veiculação nos jornais e rádios. Percebemos que, de acordo com o Código Civil e com a concordância do TCU, que bastava uma declaração juramentada da emissora dizendo que fez a inserção”, afirmou Fernandes.  

A Secom, órgão da Presidência da República, é responsável pela comunicação do governo federal e coordena um sistema que interliga as assessorias dos Ministérios, das empresas públicas e das demais entidades do Poder Executivo.

Fonte: Abert

Últimas notícias