Herneus de Nadal assume vaga no Tribunal de Contas

<P>O auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE) estava repleto de autoridades durante a sessão especial na última segunda-feira (20), que deu posse do ex-deputado Herneus de Nadal no cargo de conselheiro. A Acaert esteve representada na solenidade pela sua presidente, Marise Westphal Hartke e pelo seu vice-presidente de Normas e Técnicas, Pedro Peiter.</P>

22/07/2009

Depois de cinco legislaturas estaduais e de conquistar a maior votação da história do Parlamento em 2006, com mais de 72 mil votos, Nadal assumiu a vaga aberta com a aposentadoria do conselheiro Moacir Bértoli. Com a ida de Herneus para o TCE, Edison Andrino (PMDB) é efetivado como deputado estadual, enquanto o suplente Ismael do Santos (DEM) assume cadeira no Parlamento catarinense.
Herneus, que também se desfiliou do PMDB, salientou que a nova missão de conselheiro é nobre e importante. “O Tribunal de Contas é a continuidade do meu trabalho. Um novo desafio, uma nova jornada que vou honrar como todos os compromissos que assumi na minha vida. Estar aqui é uma grande responsabilidade”.

Há mais de 30 anos no PMDB, Herneus elegeu-se prefeito de Caibi, Extremo Oeste, em 1982, época em que o mandato durava seis anos. Em seguida foi nomeado diretor da Celesc na regional de Chapecó. Em 1990 chegou à Assembleia Legislativa. Foi líder do governo no mandato de Paulo Afonso Vieira (PMDB) e nos dois mandatos de Luiz Henrique da Silveira (PMDB). Também foi líder da Bancada do PMDB, em 1999.

O governador Luiz Henrique destacou que o Estado continua contando com os serviços do conselheiro Herneus de Nadal. “Nada melhor do que um político experiente para a função. Ele vai significar a eficiência da administração. A Assembleia perdeu um grande líder, mas o Tribunal de Contas ganhou um conselheiro importante”.

O presidente do Tribunal de Contas, José Carlos Pacheco, disse que a prestação de serviço à sociedade catarinense ganhou muito. “Estamos honrado em receber um homem tão nobre e honesto. Estou muito feliz porque sei que as responsabilidades que estarão por vir, serão cumpridas com afinco”, destacou. Aplaudido de pé pelos participantes da sessão especial, o ex-conselheiro Moacir Bértoli, falou sobre sua participação no TCE. “Este momento é muito importante para mim. Foram 22 anos nesta Casa que exerci com seriedade meu trabalho. Herneus tem uma nova missão e sei que vai cumpri-la com maestria”, disse.

No Tribunal de Contas, o trabalho do conselheiro Herneus será verificar se os administradores aplicam, de acordo com a lei, o dinheiro que todo cidadão entrega aos governos na forma de impostos. O TCE também apura denúncias de irregularidades na gestão de recursos públicos e responde a consultas para esclarecer dúvidas dos gestores públicos sobre a aplicação de leis e normas, ajuda a evitar desperdícios, desvios, fraudes e atos de corrupção, inclusive, em licitações e obras públicas.


Últimas notícias