Apesar da crise mundial, mercado cresceu 12,3%
18/08/2009O valor da veiculação publicitária no estado em 2008 foi de R$ 816,4 milhões, o que representa um aumento de 12,3% em relação ao ano anterior. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (20) pelo Instituto Mapa, que realizou a pesquisa em parceria com as entidades dos veículos de comunicação e de propaganda. (veja relação abaixo). De acordo com o levantamento, não houve oscilações significantes na participação de cada meio de comunicação. A Televisão representa 52,1%, Rádio 21,2%, Jornal 20,2% e Mídia Exterior 5,6%. A novidade desta quinta edição da pesquisa é o acréscimo das Mídias Revista e TV por assinatura.
Responderam ao estudo do Mapa 211 empresas de comunicação que representam 79% do faturamento estimado do mercado catarinense. O levantamento foi realizado entre abril e julho de 2009. Dois indicadores mostram que, mesmo com as turbulências causadas pela crise global na economia, o segmento ampliou em 10% o número de empregos e 72% dos entrevistados disseram que aumentarão o faturamento em 2009. A pesquisa revela ainda que 88% do investimento publicitário no mercado catarinense foram feitos pela iniciativa privada.
Entre as autoridades que prestigiaram a divulgação da pesquisa: governador Luiz Henrique da Silveira, desembargador Vanderlei Romer, do Tribunal de Justiça, presidente do TCE, conselheiro José Carlos Pacheco, deputado estadual Renato Hinnig (PMDB), secretário de Comunicação, Derly Anunciação, presidente da FIESC, Alcântaro Correa, presidente da ACI, Ademir Arnon e juiz Paulo Bruschi, presidente AMC, além de dirigentes de empresas e entidades parceiras.
Segundo a presidente da ACAERT, Marise Westphal Hartke, os dados servem para balizar os investimentos em mídia. O levantamento é fundamental para se fazer um diagnóstico da área de comunicação em Santa Catarina, afirmou. Um dado que nos chama atenção é a participação do meio Rádio, que tem mais 20% da fatia do bolo publicitário, ao contrário das pesquisas nacionais que mostram um índice menor.
Entidades participantes:
- ABAP/SC Associação Brasileira de Agência de Propaganda
- ACAERT Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão
- ADI/SC Associação dos Diários do Interior
- Adjori Associação dos Jornais do Interior
- Sinapro/SC Sindicato das Agências de Propaganda
- Sindejor/SC Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas

Governador com representantes do Trade da Comunicação de Santa Catarina
Veja, abaixo, em gráfico, os números da pesquisa:







