ACAERT foi uma das homenageadas durante o evento
23/11/2009A Associação Catarinense das Emissoras de Rádio e Televisão foi homenageada nesta segunda-feira (23/11), em Brasília, durante Sessão Solene de Lembrança e Agradecimento à Solidariedade do Povo Brasileiro a Santa Catarina. O evento foi promovido pelo deputado catarinense Paulo Bornhausen, dos Democratas, exatamente um ano depois do início das enchentes que assolaram o estado. Segundo Bornhausen, a tragédia não pode ser esquecida. "Todos os setores do país e do estado precisam estar voltados para ações de prevenção", afirma o deputado.
Para Bornhausen, o espírito solidário do brasileiro ficou evidenciado durante as enchentes de novembro do ano passado e o papel da imprensa como mobilizadora dessa solidariedade foi exemplar. O Diploma de Reconhecimento, assinado por uma das vítimas da tragédia, Daniel Silva, e pelo deputado Paulo Bornhausen foi entregue aos representantes dos principais veículos de comunicação de Santa Catarina. Ao receber o documento, a presidente da Acaert, Marise Westphal Hartke disse que a homenagem foi muito merecida a toda imprensa catarinense, em especial às rádios e televisões do Estado. "Principalmente as rádios que, nas primeiras horas dessa tragédia, foram o único elo de comunicação entre a Defesa Civil e as vítimas", disse Marise.
Durante a Sessão Solene, o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, cobrou agilidade na elaboração do Pacto Federativo, que vai proporcionar mudanças na distribuição dos recursos tributários arrecadados nos municípios. "Nos países desenvolvidos a União retém no máximo 30% dessa verba. No Brasil, fica com 63%. É preciso redistribuir o montante arrecadado da população para que os municípios e estados possam inserir o Brasil no primeiro mundo", discursou o governador.
Os parlamentares ressaltaram durante a Sessão Solene a necessidade de estruturar o sistema de defesa civil para atuação durante todo o ano. Os anais da Comissão Geral sobre o Sistema Nacional de Defesa Civil, realizada na Câmara dos Deputados em março deste ano foi distribuído aos convidados. "A Defesa Civil não deve trabalhar apenas quando uma calamidade acontece. Deve estar preparada para promover ações que minimizem os efeitos desses eventos da natureza que se tornam cada vez mais freqüentes, com as mudanças climáticas que ocorrem no planeta", disse Bornhausen.
Fonte: RNA
Foto: Silaine Bohry

Governador Luiz Henrique da Silveira, deputado federal Paulo Bornhausen e Marise
Westphal Hartke, presidente ACAERT