Internet não interfere em tempo gasto com televisão, revela pesquisa

Atualmente, o brasileiro gasta mais tempo do seu dia navegando na internet. Porém, isso não diminui o tempo empregado em mídias tradicionais, como a televisão.

17/02/2010

É o que revela uma pesquisa realizada pela Market Analysis. O estudo mostrou que, em 2009, houve um aumento de 6% da população que utiliza o computador durante 11 ou mais horas por semana, em relação a 2008. Enquanto isso, o percentual de pessoas que dedicam o mesmo tempo à televisão saltou de 62% para 70,5%.
 
Para o diretor da Market Analysis, Fabián Echegaray, a explicação está no papel que cada mídia desempenha em relação à população. Ele conta que a TV e a internet costumavam ser vistas como antagônicas porque a premissa era de que as duas ofereciam o mesmo tipo de serviço. “Mas agora sabe-se que a internet cumpre outras funções além da informação e do entretenimento, por exemplo, servem como pontes para o relacionamento”, disse à Abert
 
Apesar da quantidade de tempo empregada com acesso à internet, Echegaray afirma que sobram muitas horas de lazer – além da necessidade de comunicação e de informação  - para o indivíduo procurar a TV.
 
Para a realização do estudo, foram entrevistadas 483 pessoas com mais de 18 anos nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre, das classes A, B, C e D. A pesquisa, intitulada de Estilos de Vida e Bem-Estar Individual, explorou os efeitos e expectativas ao redor da Internet como de outras tecnologias portáteis de uso cotidiano (envolvendo celulares, notebooks, handhelds e Blackberry’s).

Fonte: Abert

Últimas notícias