Evento reúne jornalistas que cobrirão a seleção brasileira na África

O jornalista e radialista JB Telles será o primeiro enviado da ACAERT para uma Copa do Mundo. Ele embarca no próximo dia 07 para a África

01/06/2010

A Associação Catarinense de Imprensa- ACI promoveu o “Papo de Jornalista”, em parceria com a Faculdade Estácio de Sá, Associação dos Cronistas Esportivos e ACAERT. O evento reuniu jornalistas J.B.Telles, enviado especial da Acaert à África do Sul, Marcos Castiel, Edmilson Ortiz e Roberto Alves, do Grupo RBS. Foi um bate-papo descontraído com jornalistas que embarcam para a África do Sul em junho para a cobertura jornalística da Copa do Mundo. O evento aconteceu no dia 31 próximo, às 19h, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC).
A idéia partiu da Coordenação do Curso de Jornalismo da Faculdade Estácio de Sá e foi encampada pela ACI, que criou o projeto há dois anos. Este foi o primeiro “Papo de Jornalista” de 2010.

JB Telles está indo para sua 6ª Copa do Mundo. Direto da África do Sul, ele enviará dois comentários diários sobre o dia-a-dia da seleção brasileira. O jornalista embarca no dia 07 de junho. Os comentários estarão disponibilizados no site da Rede de Notícias Acaert – RNA.

Perfil do JB. Telles:

Radialista e Jornalista Profissional, J.B.Telles (José Bonifácio Telles) nasceu em Rio do Sul, em 05 de junho de 1945.

Antes de se dedicar ao rádio, J.B. Telles fez rápidas incursões pelo futebol. Em 1959, foi infanto-juvenil do Grêmio, de Porto Alegre; voltou para sua cidade onde passou pelos times locais Rodoviário e Atlético Riosulense. Em 1961, foi jogar no Tupy, de Gaspar (SC) onde trocou o sonho de ser jogador de futebol por um novo amor: o rádio, cujo namoro começou com a ZYT-27, Rádio Clube de Gaspar.

Desde então percorreu mais de uma dezena de emissoras: Nereu Ramos, de Blumenau; Mirador e Difusora de Rio do Sul; Clube e Diário da Manhã, de Lages; Cultura e Colon, de Joinville; Cabugí e Potí, de Natal (RN) até chegar a Florianópolis, em 1972, para popularizar o famoso grito de gol, gol, gol, gol... na Diário da Manhã (hoje CBN/Diário), Guarujá e Rádio Jornal A Verdade.

Em 1977, foi para a Rádio Gaúcha, de Porto Alegre, para onde voltou em 1978. Em 1979, já de retorno a Florianópolis, foi convidado para a TV Catarinense (hoje RBS TV) onde ficou por quase 21 anos, até dezembro de 1999, exercendo as funções de coordenador de esportes, narrador e comentarista. Foi narrador do primeiro gol daquela TV em Santa Catarina, em 1 de maio de 79.

Mais tarde aumentou sua participação na empresa, integrando a equipe do Diário Catarinense, escrevendo uma coluna diária a partir de maio de 1986 e em 1996 foi narrador da Rádio CBN/Diário, até deixar a empresa em dezembro de 1999.

Sua experiência internacional começou em 1982, quando foi indicado pelo Conselho Nacional de Desportos para acompanhar a seleção catarinense de futebol campeã do torneio de Merdeka em Kuala Lumpur (Malásia) e em Sharjah (Emirados Árabes). Depois seguiram-se trabalhos no Japão (decisão do mundial de clubes Grêmio x Ajax, 1995), Argentina, Bolívia, África do Sul, Noruega, Holanda, Espanha, Arábia Saudita, as Copas América: do Chile, Equador, Uruguai, Paraguai, Peru e Venezuela; as Copas do Mundo na Itália, Estados Unidos e França.

Foi o único jornalista catarinense a cobrir o Torneio de Tênis de Roland Garros, em Paris, na primeira vitória de Gustavo Kuerten, em 1997.


JB Telles, Edmilson Ortiz, Roberto Alves e Marcos Castiel


Ademir Arnon (ACI), Edmilson Ortiz, JB Telles, Marise Westphal Hartke (ACAERT), Roberto Alves, Paulo Scarduelli (Estácio de Sá) e Marcos Castiel

Últimas notícias