Bruno Bianchini foi o primeiro palestrante do Congresso de Rádio e Televisão
12/08/2010A afirmação foi feita pelo gerente do Departamento Comercial da Rede Itatiaia, o jornalista Bruno Bianchini, durante o 14 Congresso Catarinense de Rádio e Televisão, em Joinville. Segundo ele, a era da convergência não abre espaço para profissionais enferrujados, que não pesquisam, pois a nova geração cresce com o domínio da internet e de aparelhos eletrônicos. Bianchini indica o caminho para as emissoras mais antigas permanecerem no mercado de forma pujante.
A primeira coisa é se atualizar, tirar o gesso da emissora e falar agora a gente não é mais uma emissora engessada. A gente é uma emissora aberta a negócios e aberta a desenvolver novas ferramentas. Trazer para dentro da rádio uma mentalidade nova, uma mentalidade moderna de mercado. Para isso, sem dúvida nenhuma, o empresário, o radiodifusor precisa abrir a cabeça e abrir a mentalidade., disse.
Segundo o gerente do Departamento Comercial da Rádio Itatiaia, o rádio é o melhor instrumento para fazer negócios, porque é um veículo mais barato. Bruno Bianchini destaca ainda o imediatismo do rádio, que pode levar a notícia em tempo real aos ouvintes pelo telefone, ou seja, não precisa de grandes estruturas. Bruno Bianchini, no entanto, alerta que é preciso inovar para conquistar o público.
O rádio nos dá a liberdade de falar com o público. E para trazer esse público nós precisamos nos comunicar com ele. Quando eu falo que agência de promoção é uma concorrente nossa, mas a gente está à frente de uma concorrência de promoção que não tem o veículo na mão, é por isso. Hoje, ela não tem a mesma facilidade que uma rádio tem de executar um projeto envolvendo várias ferramentas, juntas, e ter com ela o poder da mídia, o poder de fazer tudo e contar para o público. E isso tudo, o gasto é muito maior quando você não tem esse poder na sua mão.
Durante a palestra, Bianchini apresentou algumas etapas para fazer um bom projeto e conquistas clientes. A principal delas é ter ideias criativas para atender aos anseios do cliente e convencê-lo da eficiência do projeto.
Repórter Silaine Bohry - RNA
Foto: Josiele Maria