A Assembleia Legislativa realizou sessão especial em homenagem aos 180 anos da imprensa catarinense. Realizado por iniciativa do deputado Marcos Vieira (PSDB) na noite de segunda-feira (27), o evento contou com a presença de parlamentares, lideranças municipais e representantes da imprensa e proprietários de veículos de comunicação.
28/06/2011A data é uma homenagem à criação do jornal O Catharinense, que circulou pela primeira vez na então Nossa Senhora do Desterro, no dia 28 de julho de 1831. Para marcar o fato, em 2004 o ex-governador Luiz Henrique da Silveira instituiu oficialmente 28 de julho como o Dia da Imprensa Catarinense.
Segundo dados da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), entidade organizada há mais de 80 anos, o estado conta atualmente com mais de 200 jornais, dos quais 50 são diários, que atendem cerca de 4 milhões de leitores. O segmento conta ainda com mais de 220 emissoras de rádio e TV, entre comerciais e comunitárias.
Da tribuna, Marcos Vieira ressaltou a importância de uma imprensa atuante e independente para o fortalecimento da democracia no país. Leitor voraz de jornais, conforme confidenciou, o parlamentar declarou ainda que a data deve ser motivo de comemoração não só para os veículos de comunicação e profissionais da área, mas também para a população. Todos nós, que somos usuários diários destas ferramentas essenciais à sociedade, devemos celebrar, pois quanto mais forte e independente for a imprensa de um povo, mais livres e esclarecidos serão seus cidadãos, disse.
Citando como exemplo a greve do magistério estadual, o presidente da ACI, Ademir Arnon, destacou o papel da imprensa de interlocutor entre o governo e a sociedade. A mídia traz para o debate os anseios da comunidade. Esse deve ser nosso compromisso maior, disse.
Arnon lembrou ainda a trajetória e os ideais do criador do jornal O Catharinense. Conselheiro do Império, deputado provincial, ministro da Guerra e líder maçônico, o lagunense Jerônimo Coelho foi um dos personagens mais importantes da história do estado e grande defensor da liberdade de expressão. A melhor maneira de celebrarmos o aniversário de 180 anos da imprensa catarinense é reafirmarmos os propósitos de Jerônimo Coelho, frisou.
Estiveram presentes também à solenidade o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gelson Merisio (DEM), os deputados Edison Andrino (PMDB), Neodi Saretta (PT), Angela Albino (PCdoB), Manoel Mota (PMDB), os deputados federais Pedro Uczai (PT), Carmen Zanotto (PPS) e Gean Loureiro (PMDB), o prefeito de Florianópolis, Dário Berger (PMDB), e o conselheiro do Tribunal de Contas, Wilson Wan Dall.
Entidades homenageadas;
- Associação Catarinense de Imprensa (ACI), através de seu presidente, Ademir Arnon.
- Associação dos Jornais do Interior de SC (Adjori), através de seu presidente, Miguel Ângelo Gobb.
- Associação dos Diários do Interior (ADI), através de seu presidente, Ámer Felix Ribeiro.
- Associação Catarinense das Emissoras de Rádios e Televisão (Acaert), através de seu presidente, Pedro Peiter.
- Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Estado de SC (Sindejor), através de Isabel Cristina Antunes Baggio.
Fonte: (Alexandre Back - Alesc)

Deputado entrega homenagem aos diretores da ACI
ACAERT foi homenageada. Ex-presidentes Marcello Petrelli, Paulo Veloso, o atual presidente Pedro Peiter, dep. Manoel Motta, Marise Westphal Hartke e o dep. Marcos Vieira
Presidente da ACI, jornalista Ademir Arnon
Deputado estadual Marcos Vieira, autor da proposição
Mesa de autoridades da Sessão Especial da Alesc
Autoridades e profissionais do mercado de comunicação de SC