Escolha do padrão de rádio digital vai considerar aspectos técnicos e econômicos

O Ministério das Comunicações está realizando testes com sistemas de transmissão de recepção de rádio digital para adotar um padrão para o Brasil. A escolha do sistema vai levar em consideração aspectos geográficos e também socioeconômicos. Foi o que afirmou o secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Cezar Alvarez, durante a abertura do Seminário de Rádio Digital, em Brasília.

02/09/2011

(01/09/2011)

“Quando avaliarmos as opções, teremos também de levar em consideração os aspectos econômicos do padrão, porque não podemos ter um equipamento que seja muito caro e se torne inacessível para a população”. Ele citou como exemplo os Estados Unidos, onde um aparelho receptor de rádio digital custa pelo menos US$ 49, valor relativamente alto.

Como uma das preocupações do MiniCom em relação à realização dos testes é a questão geográfica no Brasil, os equipamentos passarão por avaliações em cidades com diferentes características de relevo, como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília. A expectativa é que os testes na tecnologia DRM, de origem europeia, sejam finalizados até março do próximo ano. Também deverão ser realizados testes com a tecnologia americana IBOC.

Mas, ainda segundo o secretário-executivo do MiniCom, todas as avaliações somente serão divulgadas depois de concluídos os testes com as variadas tecnologias. Ele informou que o objetivo é aplicar maior isenção à testagem e evitar conflitos de interesses entre os proprietários dos padrões a serem testados.

Alvarez destacou a importância do rádio para pequenas cidades e também para regiões mais afastadas. Ele citou o exemplo da Amazônia, onde grande parte da população obtém informações sobre o que está ocorrendo no país e no mundo por meio das emissoras de rádio. “O rádio é o meio de comunicação por excelência, porque supera as fronteiras geográficas e sociais”, disse Alvarez.

Cezar Alvarez afirmou aos participantes do seminário que poderá haver muitos ganhos com a migração do rádio para a tecnologia digital. Além do som com melhor qualidade, também será possível a criação de novos serviços e implementação de uma espécie de convergência com as demais mídias.

Participaram também da mesa de abertura do seminário o secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica do MiniCom, Genildo Lins; o assessor especial da Casa Civil da Presidência da República, André Barbosa; e o presidente da Subcomissão Especial de Rádio Digital da Câmara dos Deputados, deputado Sandro Alex.


SEMINÁRIO
O Seminário de Rádio Digital está sendo promovido durante o dia de hoje, em Brasília, pela Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações. O objetivo é reunir representantes da cadeia produtiva eletrônica, universidades e radiodifusores para debater aspectos como os padrões existentes de rádio digital, os modelos de negócio que surgem com a nova tecnologia e o impacto na gestão das faixas de radiofreqüência. O evento ocorre no auditório do edifício-sede dos Correios.

 

Assessoria de Comunicação Social
Ministério das Comunicações
imprensa@mc.gov.br
www.mc.gov.br
www.conexaominicom.mc.gov.br
(61) 3311 6587
Publicado em 01/09/2011
 

Últimas notícias