O Ministério das Comunicações prorrogou para abril o prazo final para concluir os testes com os sistemas de rádio digital. São analisados os padrões europeu Digital Radio Mondiale DRM e o norte-americano HD Radio. Segundo informações do Minicom, a análise da performance do DRM está em fase final nas faixas de FM de curto alcance (usadas pelas rádios comunitárias).
10/02/2012(10/02/12)
Já o desempenho da tecnologia Ibiquity deve começar a ser testado em breve, ainda conforme o ministério.
Ao final dos testes teremos um resultado técnico para definir qual a melhor tecnologia. A partir daí, iremos começar as discussões de indústria e relações internacionais para definir o modelo a ser adotado, afirmou o secretário de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Genildo Lins.
Os testes foram iniciados em junho do ano passado nas capitais Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. As avaliações levam em conta critérios relacionados à área de cobertura, condições de propagação nas diferentes regiões do país, qualidade do sinal e adequação do sistema à portaria que criou o sistema brasileiro de rádio digital.
Em matéria publicada no site Telesíntese, Lins afirma que o órgão não pretende prorrogar mais o prazo, mesmo que não tenha testado as tecnologias norte-americana e a japonesa. Segundo a reportagem, o ministério ainda não recebeu os equipamentos de testagem da Ibiquity Digital Corporation, empresa que detém a tecnologia norte-americana.
De acordo com o executivo da empresa no Brasil, John Schneider, a expectativa é a de que os testes com o HD Radio comecem no início de março. Ele afirmou que uma parte dos equipamentos já foi instalada em emissoras de São Paulo. Os aparelhos para testes de campo, no entanto, ainda serão entregues aos técnicos do Ministério. Falta encontrar uma data conveniente para o Ministério das Comunicações e a Ibiquity. Esperamos fixar uma data antes mesmo do final de fevereiro, afirmou o executivo.
Para o presidente da Abert, Emanuel Soares Carneiro, é fundamental que o Ministério das Comunicações teste as duas tecnologias para escolher o padrão de rádio digital. Devemos unir forças e testar os sistemas disponíveis no mercado, para que não restem dúvidas sobre o melhor padrão para as emissoras brasileiras, afirma.
Assessoria de Comunicação da Abert