Trade de Comunicação de Santa Catarina se apresenta ao secretário Ênio Branco

O novo titular da Secretaria de Comunicação de Santa Catarina participou de almoço promovido pelas entidades representativas do setor para saber mais sobre a atual indústria da comunicação catarinense, no Hotel Majestic, em Florianópolis.

29/03/2012

Presidentes, diretores e profissionais ligados a entidades que integram o chamado trade da comunicação marcaram presença no almoço, realizado nesta quarta-feira (28). Na oportunidade, cada uma das entidades fez breve explanação sobre sua atuação no mercado.

São hoje mais de 530 veículos, atuantes em todo o Estado, abrangendo rádios AM e FM, emissoras de TV e jornais de diversas periodicidades: diários, bissemanais, semanais, quinzenais e mensais. A movimentação publicitária da mídia catarinense, em 2010, ultrapassou R$ 1 bilhão, crescendo 11% em relação a 2009, conforme pesquisa do Instituto Mapa. Igual percentual de evolução deve se repetir na consolidação dos dados de 2011, prevista para maio próximo.

Presentes: Acaert (Associação Catarinense das Emissoras de Rádio e Televisão), ADI-SC (Associação dos Diários do Interior), Adjori/SC (Associação dos Jornais do Interior), Sinapro/SC (Sindicato das Agências de Publicidade), Sindjor (Sindicato das empresas proprietárias de jornais e revistas) e Sindicato das emissoras de rádio e TV.

Saiba mais sobre as entidades:

ACAERT
A Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão representa o segmento da Radiodifusão no estado. A entidade foi criada em 22 de novembro de 1980. Atualmente, conta com 232 emissoras, sendo 105 emissoras de rádio AM, 109 emissoras de rádio FM e 18 emissoras de TV. Entre os serviços prestados aos seus associados, destaque para a Central Acaert de Rádio e a Rede de Notícias Acaert – RNA. Combate à ilegalidade, flexibilização da Voz do Brasil, profissionalização do radiodifusor estão entre as prioridades da associação. Seus maiores eventos são o Congresso Estadual de Rádio e Televisão e o prêmio Acaert de Rádio e Televisão, promovidos a cada dois anos.

ADI-SC
A Associação dos Diários do Interior de Santa Catarina atua no estado como a entidade que comunica efetivamente o interior catarinense. É a única associação de Santa Catarina que congrega apenas jornais diários do interior. Atualmente conta com 17 associados e mais 13 integrados numa grande central de diários. Sua principal missão é fortalecer esses importantes veículos referência de informação em suas cidades. Os diários têm circulação nas regiões Norte, Sul, Vale do Itajaí, Litoral, Planalto Norte, Serra, Meio Oeste e Oeste, com abrangência e capacidade de comunicar aproximadamente 62% do território estadual. Atendem aos interesses locais e regionais de forma eficiente, com sotaque regional e proximidade com o leitor. A ADI/SC está representada por 30 jornais diários em nosso estado, como voz ativa na mídia, no cenário da economia e da comunicação catarinense.

ADJORI SANTA CATARINA
A Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina, a Adjori SC completou no ano passado 30 anos de história. Representa hoje 179 jornais associados, com uma tiragem de 600 mil exemplares e três milhões de leitores por semana. A Adjori Santa Catarina tem como principal objetivo a consolidação, o desenvolvimento e a melhoria da qualidade dos jornais do interior do estado.

SINAPRO-SC
Fundado em 1979, o Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de Santa Catarina é hoje o terceiro maior do Brasil com 120 associados. O mercado catarinense movimenta R$ 1,3 bilhões entre veículos, fornecedores e agências, e emprega mais de 10.000 profissionais. O Sinapro tem como principal objetivo o fortalecimento da propaganda catarinense e ajuda na gestão do negócio publicitário para suas associadas.

SERT-SC
O Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina, fundado em 22 de junho de 1980, foi constituído para fins de estudo, coordenação, proteção e representação legal dos interesses da categoria das empresas de rádio e televisão do estado. O SERT colabora com os poderes públicos e demais sindicatos, no estudo e solução dos problemas estruturais e conjunturais que se relacionem com a categoria, buscando a realização da justiça social e o desenvolvimento nacional, com fundamento nos princípios da liberdade de iniciativa e valorização do trabalho, como condição da dignidade humana. A entidade conta hoje com 201 afiliadas sendo 91 FM, 94 AM e 16 TVs.

SINDEJOR
O Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Estado de Santa Catarina – Sindejor, foi fundado em 22 de dezembro de 1993, pelos principais jornais com circulação em Santa Catarina com o objetivo de, institucionalmente,  representar os  interesses legais  de jornais e revistas com circulação no Estado de Santa Catarina. O Sindicato, dentre tantas outras atribuições, firma acordos com os sindicatos laborais. O Sindejor é fundador e filiado a Federação Nacional dos Jornais e Revistas – Fenajore.

Fonte: ACAERT c/Adjori


Secretário de Comunicação, Ênio Branco

Presidente da ACAERT, Pedro Peiter, apresentou a entidade

Secretário com presidentes das entidades que formam o trade de comunicação





Radiodifusores prestigiaram o evento

Últimas notícias