<P>Engenheiro Roberto Lang faz um relatório completo do evento. Uma das vedetes foram as antenas para FM e TV de banda larga, especiais para quaisquer sistema de transmissão digital.</P>
23/05/2012(23/05/12)
Os radiodifusores catarinenses que tiveram a oportunidade de visitarem a Exposição/Feira NAB Show edição de 2012, realizada na cidade de Las Vegas nos Estados Unidos, puderam observar e sentir o grande avanço tecnológico que o setor poderá auferir nos próximos anos.
Embora para as emissoras de rádio as esperanças de ver um sistema digital forte e devidamente implantado com sucesso, não puderam sentir esta situação tão esperada. Os americanos com o seu sistema digital (IBOC-Ibiquity) ainda não esta devidamente receptivo pelos radiodifusores, pelo FCC, bem como a sociedade Norte Americana. Eles sabem que ainda existem muitas coisas a serem melhoradas e aperfeiçoadas, como por exemplo: as transmissões com atraso (delay), cobertura noturna, interferência em canais adjacentes, etc. Dizem os americanos que o número de emissoras vem subindo a cada ano com transmissão digital, tanto para AM como para FM, sendo algumas com digital total (full) ou com simultâneo (simulcast).
Ainda para os radiodifusores que foram a feira em outras ocasiões, onde tínhamos um setor quase que exclusivo para o rádio, desta vez foi diferente, os fabricantes de equipamentos para rádio estavam dispersos em toda a feira, mas mesmo assim podemos ver algumas novidades importantes.
O que chamou muita atenção foram as novas Consoles de Áudio, que incorporaram por completo a tecnologia digital, com redução do tamanho físico, mas com recursos de alta performance para as emissoras de Rádio, pois seus preços foram reduzidos podendo ser um bom investimento para até os radiodifusores de menor porte no Brasil.
Também alguns lançamentos de processadores de áudio, tanto analógicos como digitais como foi o caso da Orbam.
Ainda para o rádio tivemos a constatação de equipamentos transmissores, onde se mostrou com eficácia o sistema de controle e de telemetria, uma segurança e confiabilidade para a radiodifusão.
Com respeito a antenas transmissoras as grandes vedetes foram as antenas para FM e TV de banda larga, especiais para quaisquer sistema de transmissão digital, verificando-se uma grande melhoria na constituição física e mecânicas destas antenas.
Também para transmissões externas grandes novidades, principalmente com a melhora da qualidade (som de estúdio) e de periféricos para uso de aparelhos celulares com som de qualidade. Para transmissões de eventos novos microfones sem fio com multi bandas de freqüência que evitam a incompatibilidade com outros equipamentos próximos e controles de qualidade de todos os parâmetros de áudio através do computador.
Para os engenheiros de radiodifusão a apresentação de equipamentos novos para aferição e medição.
A feira foi espetacular para o radiodifusor de televisão, pois este pôde verificar e constatar que este segmento obteve em relação ao ano passado muitas novidades, pois os preços baixaram e os pacotes para se instalar uma emissora de TV digital tiveram reduções em até 60% .
Profissionalmente pude verificar que grande parte do radiodifusores catarinenses ou eram clientes de nossa empresa bem como conhecidos, onde pudemos em muitos casos passar informações técnicas sobre tudo o que era de suas necessidades.
Também me senti muito a vontade, pois sou radiodifusor em Santa Catarina.
Parabéns a delegação Catarinense, pois foi uma das maiores dos últimos tempos, superando outros estados como o Paraná.
Eng. Roberto Lang
Coronel Vivida - PR
N° CREA: 14707