Trajetória de ícone do Rádio em Santa Catarina é contada em livro

<P>Antunes Severo, um dos personagens mais expressivos da comunicação do estado, terá sua biografia lançada no dia 2 de agosto, às 19h, no Palácio Cruz e Sousa, com autoria da jornalista Ana Lavratti.</P>

23/07/2012

(23/07/12)

Nascido no interior do interior do Rio Grande do Sul, em uma família de poucos recursos, Antunes Severo desbravou desde cedo os meandros das dificuldades sociais: ficou órfão antes mesmo de conhecer o pai, viveu de favor na casa de parentes, fez trabalhos forçados para ajudar na renda da família, cresceu sem estudo, sem cidadania, sem ao menos um documento que o identificasse.

Mas nenhum obstáculo, econômico ou social, era maior do que seu sonho de trabalhar na rádio. Escolhido o Melhor Animador de Rádio do Paraná, criador da agência de publicidade A.S. Propague, professor universitário, executivo da comunicação, Secretário de Estado da Comunicação Social, fundador da ADVB-SC, autor de livros, primeiro presidente do Instituto Caros Ouvintes, idealizador de campanhas e coberturas históricas, colecionador de amigos e fãs, Antunes Severo tornou-se mais do que um guru da comunicação no Sul do país. É um empreendedor nato, um exemplo de ousadia e abnegação.

“Eu sou alguém que tinha tudo para dar errado e ainda assim deu certo, e é por isso que tive a coragem de compartilhar a minha história, na esperança de que ela convença um leitor desanimado a não abrir mão do seu sonho e da sua vocação”, resume o personagem da biografia que terá noite de autógrafos às 19h, no Palácio Cruz e Sousa, na Praça XV de Novembro.

Autora do livro “O Menino do Arroio Itapevi”, a jornalista Ana Lavratti acumula experiência na mídia impressa, eletrônica e em comunicação institucional. Entre os cargos que ocupou, foi editora do Diário Catarinense, apresentadora do Jornal da TVBV e repórter da Band em SC – tendo realizado inúmeras coberturas ao vivo com transmissão nacional. Atualmente, é sócia do escritório Informação, através do qual presta assessoria de imprensa a clientes regionais e nacionais.

No âmbito da literatura, além de revisar várias obras, lançou no ano 2000 o livro “Seus Olhos – Depoimentos de quem não vê como você nunca viu”, no qual, a partir da biografia de deficientes visuais que frequentam a Associação Catarinense para Integração do Cego, aborda as dificuldades e a superação diária de quem convive com a cegueira. Com prefácio de Mario Prata, a obra teve tiragem de 5 mil exemplares e recebeu grande acolhida da imprensa e do público em todo o país.

Internet
No ar em carácter experimental, o site www.antunessevero.com.br disponibilizará a partir do dia 2 de agosto uma série de complementos à obra, como por exemplo, os áudios com as entrevistas e programas realizados por Severo em sua trajetória como radialista em Santa Catarina.

O PERSONAGEM:
- Quando Sargento, comandou o Show de Calouros da ZYK-6 Rádio Clube de Três Corações/MG;
- Trabalhou nas rádios Rio Negro (PR), Rádio Marumby (PR), Rádio Clube Paranaense (PR), Rádio Diário da Manhã (SC), Rádio Guaíba (RS), Rádio Difusora de Itajaí (SC), Rádio Guarujá (SC);
- Secretário Geral na primeira gestão da Associação Paranaense de Rádio;
- 1956: Escolhido Melhor Animador do Rádio do Paraná;
- Executivo no processo de lançamento da Rádio Difusora de Itajaí/SC;
- Fundador da agência de publicidade A.S. Propague, que na época levava suas iniciais;
- Chefe de gabinete da Secretaria de Imprensa do Governo do Estado, com Adolfo Zigelli;
- Primeiro presidente do Diretório Acadêmico da ESAG;
- Graduado em Administração pela ESAG; com Especialização em Administração Pública;
- Professor (aposentado) da ESAG;
- Coordenador do Curso de Pós-graduação em Marketing da Udesc;
- Assessor de Imprensa da Reitoria da Udesc;
- Mestre pela Udesc, com a dissertação O Ensino da Administração: os casos da Fundação Getúlio Vargas e da Fundação de Estudos — Superiores de Administração e Gerência;
- Primeiro gerente comercial e gerente executivo da RBS Santa Catarina, de 1979 a 1983;
- Gerente de marketing da Band SC, então TV Barriga Verde, de 1983 a 1985;
- Diretor comercial do jornal O Estado, de 1985 a 1987;
- Secretário de Comunicação do Governo de Santa Catarina, nos anos de 1987 e 1988;
- Fundador e primeiro presidente da ADVB-SC, nomeado após grande mobilização pra a implantação da Seccional;
- Em atuação no Instituto Caros Ouvintes, como diretor de comunicação da ONG FloripAmanhã e na confraria dos ComGurus.

A AUTORA
A jornalista Ana Lavratti acumula experiência na mídia impressa, eletrônica e em comunicação institucional. Entre os cargos que ocupou, foi editora do Diário Catarinense, apresentadora do Jornal da TVBV e repórter da Band em SC – tendo realizado inúmeras coberturas ao vivo com transmissão nacional. Atualmente, é sócia do escritório Informação, através do qual presta assessoria de imprensa a clientes regionais e nacionais.

No âmbito da literatura, além de revisar várias obras, lançou em 2002 o livro “Seus Olhos – Depoimentos de quem não vê como você nunca viu”, no qual, a partir da biografia de deficientes visuais que frequentam a Associação Catarinense para Integração do Cego, aborda as dificuldades e a superação diária de quem convive com a cegueira. Com prefácio de Mario Prata, a obra teve tiragem de 5 mil exemplares e recebeu grande acolhida da imprensa e do público em todo o país.

Mais informações: www.antunessevero.com.br

 

Últimas notícias