<P>Uma das mais importantes agências de propaganda do país chega ao cinquentenário esbajando talento, criatividade e profissionalismo. ACAERT parabeniza dirigentes e profissionais, que ajudaram a escrever a história da propaganda catarinense. Confira trajetória da Propague.</P> <P> </P>
13/11/2012
No final de outubro de 1962 os Beatles saíam do quase anonimato com o lançamento da canção Love Me Do, ao mesmo tempo em que uma guerra nuclear entre Estados Unidos e União Soviética parecia mais iminente do que nunca. (
) Na bucólica Florianópolis com menos de 100 mil habitantes, onde a imagem de TV ainda era um sonho e as notícias chegavam em ondas curtas e pelos teletipos, ninguém jamais ouvira falar nos quatro cabeludos de Liverpool. Mas todos acompanhavam com apreensão a queda de braço entre as duas superpotências, e respiraram aliviados ao saber que não seria ainda daquela vez que o mundo explodiria em mil pedaços. Sentados a uma mesa do bar Príncipe, tradicional reduto da boêmia ilhoa na subida da Praça XV de Novembro e apelidado pelo pessoal de rádio de Felintos Bar, os radialistas Antunes Severo e Rozendo Lima brindaram distraidamente Rozendo com um copo de guaraná, já que era abstêmio quando o fantasma da guerra atômica se dissipou. E logo voltaram a concentrar toda sua energia nos preparativos finais do projeto da agência de propaganda que iriam abrir em duas semanas.
Assim inicia o livro que conta a história da Propague, que completa 50 anos neste dia 13 de novembro, por coincidência, também uma terça-feira, como há meio século. No Brasil, a agência está entre as seis que chegaram aos 50 anos três multinacionais e três brasileiras , segundo estudo de Rafael Sampaio publicado na revista About. O texto do livro, de autoria do jornalista Flávio Sturdze, já está pronto e o lançamento está previsto para o final deste ano, dentro de uma programação que inclui, entre outras atividades, o novo site já colocado no ar -, anúncios, shows, uma rádio online referência ao trabalho dos fundadores Antunes Severo e Rozendo Lima na Diário da Manhã e a publicação Gourmandices Catarinenses, escrita pelo jornalista João Lombardo, sobre as diferentes faces da gastronomia catarinense. As comemorações vão até o dia 14 de fevereiro de 2013, para marcar a data de registro na Junta Comercial (13/02/1963).
O livro contextualiza a história da agência e de seus principais personsagens, mostrando fatos e comportamentos marcantes de cada época, no Brasil, no mundo e em Santa Catarina. Cada uma das cinco décadas virou um capítulo, que será ilustrado com fotos e anúncios, conta Roberto Costa, presidente da agência. O trabalho de pesquisa do livro e toda a programação do aniversário é feita por um grupo de integrantes históricos da Propague, que se reúne periodicamente há um ano. Além de Roberto, fazem parte Antunes Severo, Geoge Peixoto, Emílio Cerri e Chico Socorro.
A agência surgiu como A.S. Propague, devido às iniciais de Antunes Severo. Roberto Costa entrou na agência em 1972, na criação. Nos anos 70, liberdade era uma calça velha, azul e desbotada, e foi usando uma delas que Roberto Costa chegou cedinho à agência no primeiro dia de trabalho, sentindo-se em casa ao ver a rapaziada do departamento de criação com roupas informais e cabelos longos como os dele, mostra o livro, ao abrir o segundo capítulo. À época, depois de quase sair da empresa, Roberto acabou assumindo o desafio de levar a Propague a Blumenau. E foi no Vale do Itajaí que adquiriu sua primeira cota na agência. Em 1981, adquiriu por completo a propriedade da Propague.
Buscamos a mensagem que toque o consumidor. A comunicação tem um elemento humano, e se você não conseguir atingi-lo com o coração e com a mente, pode usar a técnica que quiser que ela não vai funcionar. Essa era a cara da agência em 1962 e continua assim hoje: a Propague quer continuar conquistando corações e mentes, explica Rogério Alves, diretor de criação e atual sócio da agência, junto com Patrícia Costa.
A agência se impôs ao longo de cinco décadas porque sempre procurou ficar na vanguarda das mudanças para evitar envelhecer e se acomodar. Pelo contrário, sempre se renovou. Isso aconteceu quando o Antunes saiu, em 1978, deixando a empresa para sócios mais jovens, e a Propague continua adotando esse processo em busca da renovação permanente, afirma Roberto Costa. E dentro desse espírito, recentememte contratou o publicitário Mário Paravisi para o cargo de vice-presidente executivo. Esta é uma agência com 50 anos, mas com espírito jovem. Aqui ninguém fica bebendo no passado, a motivação por novos desafios, por novas histórias é muito grande. E manter vivo o espírito pulsante e inovador que a caracterizou desde a fundação é a meta principal de todos nós, conta Paravisi, que já foi vice-presidente de negócios da agência DCS, em Porto Alegre, e ingtegrou a diretoria executiva da GADRed em Porto Alegre e São Paulo.
Para Roberto Costa, a agência vive uma das suas melhores fases, oferecendo um trabalho que integra setores importantes para que seja feita uma comunicação completa. Nosso diferencial, ao lado da criatividade que atinge resultados, é a atuação de nossos núcleos. Há 12 anos, criamos a Propague Promo, que cuida dos eventos de clientes em todo o Brasil. Há quatro anos, lançamos a Propague Digital, e, há dois anos temos a Propague Trends em sociedade com Melina Costa, que faz um estudo aprofundado de tendências. Já a Best, trabalha com o marketing esportivo. Temos escritório em Blumenau e abrimos a Propague SP em dezembro de 2011, na capital paulista, resume. A Propague conquistou nos últimos anos contas importantes como as da Cidade Pedra Branca, Costão do Santinho, Senior e Karsten. A agência atende ainda a Tractebel Energia, SC Par, SC Gás, S.O.S Cárdio e Badesc. A Bunge é cliente da Propague há quase 30 anos, um verdadeiro case nacional, lembra Roberto Costa.
Da história da Propague fazem parte o incentivo à cultura e uma forte atuação nas questões sociais. Foi na agência que nasceu o concurso Cidadã Samba, na década de 60, em Florianópolis. A Propague promoveu ainda o FIMC - Festival da Integração Multicultural Catarinense; o Festival de Outono Lagoa e o Santa Catarina Jam Festival, realizado no ano passado com artisas nacionais e internacionais do blues, jazz e bossa nova. Parceira da ONG FloripAmanhã desde sua criação, em 2005, a agência também colaborou com a criação de campanhas para a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e para a APAR (Associação dos Pacientes Renais de Santa Catarina).
Sou cada dia mais feliz por ver que a pequenina e ousada A.S. Propague de 1962 continua prosperando, crescendo e honrando os princípios do bom negócio e da qualidade dos serviços, diz Antunes Severo. Nas palavras finais do livro, inovação e renovação sempre foram palavras de ordem na Propague. Mais, elas encerram a filosofia que a impulsionou desde o primeiro dia e continua a nortear seu caminho num mercado cada vez mais exigente, competitivo e disputado. Atualizada, reciclada, contemporânea, visionária, a agência catarinense descobriu o segredo da eterna juventude. E comemora seus 50 anos apta a incorporar o novo e se adaptar a qualquer época, enriquecida pela maturidade e a experiência adquiridas com a idade.
Fonte: Propague, com texto de Cláudio Schuter