O estado é o único no país a promover o levantamento, que é realizado desde 2008. No bolo publicitário, as fatias ficaram assim: TVs (52,8%), Jornais (22,4%), Rádios (19,5%), Mídia Externa (3,4%), Revista (1,2%) e Internet (0,7%). <BR>
11/12/2012(12/12/12)
O Instituto Mapa, em parceria com as entidades do trade de comunicação catarinense, divulgou nesta quarta-feira (12) pesquisa sobre o investimento publicitário no estado em 2011. De acordo com o levantamento, a cifra de veiculação publicitária chegou a R$ 1,009 bilhão, o que representa um crescimento de 11% em relação ao ano anterior. O estado é o único no país a promover o levantamento, que é realizado desde 2008. No bolo publicitário, as fatias ficaram assim: TVs (52,8%), Jornais (22,4%), Rádios (19,5%), Mídia Externa (3,4%), Revista (1,2%) e Internet (0,7%).
A coleta de dados foi realizada de abril a agosto deste ano, com veículos de comunicação atuantes e sediados em Santa Catarina. Os números revelam que 70% do faturamento com veiculação publicitária no estado vêm de anunciantes locais e estaduais. No veículo Rádio, por exemplo, o anunciante local corresponde a 76%. Outro destaque é que a iniciativa privada responde por 90% do volume investido em veiculação publicitária, sendo que o setor público (prefeituras, governo estadual, governo federal, empresas públicas) fica com o restante.
O levantamento informa ainda que os veículos de comunicação são responsáveis por 7,8 mil empregos diretos no estado. O veículo Jornal é o que mais emprega, com 43,6%, seguindo pelo Rádio, com 32,3% e a TV aberta, com 13,2%.
Confira a pesquisa (fonte: Instituto Mapa):
José Nazareno Vieira, o Zeno, do Instituto Mapa
Representantes do Trade de Comunicação
José Nazareno Vieira (Instituto Mapa), Âmer Ribeiro (ADI/SC), Miguel Gobbi (Adjori/SC), Ênio Branco (sec. Comunicação), Rosa Estrella (Sinapro), Isabel Baggio (Sindjor) e Pedro Peiter (ACAERT)