Os investimentos em mídia no Brasil cresceram 7% em 2012, em relação ao ano interior, e alcançaram a marca de R$ 94,9 bilhões, de acordo com dados do Monitor Evolution do Ibope.
04/02/2013(04/02/2013)
A televisão aberta, mais uma vez, foi o meio de comunicação que mais recebeu aporte publicitário R$ 51, 2 bilhões o que representa um crescimento de 11% em relação a 2011. Além disso, a TV continua sendo o meio de comunicação mais solicitado pelos anunciantes, com 54%.
Em seguida, aparece o jornal impresso, com 18%, num total de R$ 16,7 bilhões; TV por assinatura e revistas, com 8%, o que representa R$ 7,9 bilhões; internet, com 7% e um investimento publicitário de R$ 6,5 bilhões, e o rádio, com 4% e um total de R$ 4,2 bilhões investidos.
As áreas de comércio e varejo são os maiores anunciantes da mídia. Em 2012, investiram R$ 19,6 bilhões, o que representa 21% do total. Serviços ao consumidor, higiene pessoal e beleza aparecem em segundo lugar com 9%, e investimentos em torno de R$ 8 bilhões. Em seguida, aparece o setor de veículos, peças e assessórios com 8% de participação no mercado e investimentos de R$ 7,5 bilhões.
As Casas Bahia, Unilever e Caixa Econômica Federal foram as empresas que mais investiram na mídia no ano de 2012.
O levantamento do Ibope tem como base a tabela dos veículos, não considerando os possíveis descontos oferecidos por cada um deles. A cobertura, de abrangência nacional, envolve 38 mercados de TV aberta, 39 canais de TV por assinatura, oito mercados de rádio, 250 títulos de revista, 24 mercados de jornal com 64 títulos, 30 mercados de outdoor, 11 mercados de cinema com 564 salas, seis portais de internet e dez mercados com cinco exibidoras de mobiliário urbano.
Fonte: ABERT