Das 1.386 emissoras que pediram a mudança de faixa, 937 já poderão migrar neste ano
22/03/2016O ministro das Comunicações, André Figueiredo, participou hoje (18), em Juazeiro do Norte (CE), do início da transmissão do primeiro veículo a concluir a migração do AM para o FM. No evento da Nova Rádio Progresso, o gestor da pasta ratificou a importância do processo de alteração de faixa para garantir maior qualidade e menor interferência na transmissão.
Ao ratificar que o tema era uma demanda prioritária do setor de radiodifusão, André Figueiredo destacou que a migração acompanha a tendência mundial de integração de equipamentos. "O público também poderá acompanhar toda a programação a partir dos dispositivos móveis, como celulares e tablets. Isso faz a diferença em um momento onde a tecnologia está cada vez mais presente na rotina dos brasileiros", explicou, ao apertar o botão que iniciou a operação do veículo em FM na região do Cariri.
Atualmente, 1.781 emissoras estão na frequência de AM no Brasil. Desse total, 1.386 pediram a mudança de faixa e 937 rádios já poderão fazer a migração neste ano de 2016. Outras 437 emissoras terão de aguardar a liberação de espaço na nova faixa, o que vai ocorrer com a digitalização da TV no país. No Ceará, serão, ao todo, 56 rádios contempladas.
O diretor-presidente da rádio, Antonio Firmino, disse que a radiodifusão alcança um novo patamar com a ampliação do FM no Brasil. "Juazeiro do Norte desponta não somente no desenvolvimento econômico, mas também no setor de comunicação. O comprometimento do Ministério faz diferença para a evolução desse setor", concluiu.
Mudança
No mês passado, o MC começou a emitir os boletos de pagamento da outorga para mudança da faixa. Os valores para começar a transmitir a programação em FM variam de R$ 8,4 mil até R$ 4,4 milhões. A tabela foi elaborada com base em critérios como índices econômicos, sociais e população do município em que a rádio está localizada, além do alcance.
Após a quitação do boleto pelo radiodifusor, o Ministério emite o ato que autoriza a migração de faixa. Na sequência, as rádios devem apresentar uma proposta de instalação da FM e solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a permissão de uso da radiofrequência. Depois da liberação gerada pelo órgão regulador, os veículos já podem começar a transmitir a programação na faixa de FM.
Mais acesso
O ministro também visitou durante a manhã, em Pereiro (CE), a sede da Brisanet, empresa provedora de internet e televisão, no Nordeste, a partir de redes de fibra óptica. Em Juazeiro do Norte, a companhia já conectou todas as ruas, tornando o município um dos mais interligações do país. "Buscamos estimular o crescimento de pequenos e médios provedores, pois levam internet de alta velocidade para regiões que não são viáveis economicamente para as grandes companhias", concluiu.
Na sequência, em Icó (CE), André Figueiredo, recebeu, do prefeito Jaime Júnior, o requerimento para concessão do Canal da Cidadania para o município. Com o formato de multiprogramação, a emissora pública estimulará a divulgação local de conteúdo que será gerado em contribuição com a população.
"Essa medida estimula o diálogo aberto sobre assuntos relevantes no dia a dia da cidade. Alem disso, valorizo o acesso ao conhecimento, a partir de programas educativos que serão produzidos pela prefeitura ou compartilhados por televisões públicas do país", detalhou o ministro.
Para o prefeito, o novo instrumento servirá para aproximar o poder executivo de cada cidadão. "Icó dará um salto de desenvolvimento para continuar se destacando no Ceará", comentou Jaime Júnior.
Repórter: Minicom