Agência Reuters aponta que MiniCom poderá ser extinto em futuro governo Temer
Ideia do atual vice-presidente seria diminuir número de ministérios
28/04/2016
A agência de notícias Reuters, uma das mais respeitadas do mundo, divulgou uma informação que pode mexer com a radiodifusão e outras áreas de telecomunicações no Brasil. Segundo a agência, caso o vice-presidente Michel Temer assuma a presidência da República, uma de suas ações seria extinguir o Ministério das Comunicações.
A Reuters, citando fontes próximas ao gabinete de montagem de um futuro governo do atual vice-presidente Michel Temer, informa que o Ministério das Comunicações pode ser extinto e suas atribuições transferidas para a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom). A avaliação da equipe que trabalha na montagem dos futuros ministérios, segundo a Reuters, avalia que o Minicom está hoje praticamente sem funções, cuidando apenas de concessões.
A ideia do governo Temer seria cortar ministérios, aglutinando pastas. Recentemente também circulou a informação de que a Secretaria de Comunicação do Governo deixaria de administrar verbas publicitárias estatais, função esta que seria transferida diretamente para a Casa Civil.
O Ministério das Comunicações tem sob suas atribuições toda a gestão das outorgas de radiodifusão (e, em tese, um papel regulador deste mercado) bem como o papel de formulador de políticas de telecomunicações. Ao ministério estão ainda vinculados os Correios, a Telebras e a Anatel.