MCom adere a programa de transformação institucional e modernização do serviço público

Iniciativa prevê ações em quatro frentes que buscam reduzir a burocracia e otimizar as ferramentas de gestão e governança

02/12/2020

O Ministério das Comunicações (MCom) aderiu ao Programa de Gestão Estratégica e Transformação Institucional (PGT) que busca trazer mais eficiência à administração pública federal, com a desburocratização de processos e a modernização de atividades no serviço público. O compromisso foi firmado no dia 27/11 pelo secretário executivo do MCom, Vitor Menezes, e integrantes do Ministério da Economia (ME) e da Presidência da República.

 A iniciativa é pensada a partir de quatro dimensões e traz 49 ações a serem implementadas até o fim de 2022. Para dar suporte e acompanhar a evolução dos projetos do Ministério das Comunicações, que foi recriado em junho de 2020 pela Medida Provisória nº 980, o programa será monitorado trimestralmente pelas áreas responsáveis da Economia e Presidência da República.

 O principal objetivo é dar mais eficiência ao setor público na prestação de serviços a empresas e cidadãos. Para alcançar essa meta, o plano prevê menos burocracia, digitalização de processos e simplificação de procedimentos. "É um dia muito feliz para nós, porque montar um ministério praticamente a partir do zero tem sido um grande desafio para toda a equipe. A gente optou por fazer as coisas aqui da maneira mais eficiente, correta e acertada possível, de forma que a gente possa ter um ministério que não tenha que corrigir a rota. A gente tem que olhar para frente, ainda que as coisas estejam dando certo", disse o secretário executivo do MCom, Vitor Menezes.

Segundo o secretário de gestão do ME, Cristiano Heckert, o programa de transformação do governo é um movimento sistêmico de melhoria em toda a administração direta, autárquica e fundacional. "É baseado em um conjunto de boas práticas de gestão para que o Poder Executivo cresça como um todo. Temos um roteiro diagnóstico que vai ser aplicado a depender da realidade de cada órgão. Sabemos que são realidades distintas, por isso o acompanhamento é pensado a partir dessas condições", destacou Heckert.

 As quatro dimensões de atuação do PGT

- Governança e gestão estratégica: promover desenvolvimento de instrumentos de planejamento alinhados à estratégia federal de desenvolvimento

- Processos: promover a simplificação, digitalização e transformação digital

- Arranjos institucionais e estruturas organizacionais: promover a modernização das atividades e estruturas organizacionais dos órgãos

- Gestão de pessoas: promover programas de gestão por desempenho, dimensionamento da força de trabalho e desenvolvimento pessoal 

Repórter: MCom

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